sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A BUFA DE DONA NENEM...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL


                    Cada cem gramas de fezes, tem trinta gramas de bactérias...temos no intestino, as bactérias que podem nos destruir...não o fazem, normalmente, devido a um equilíbrio existente, no revestimento do intestino...aí está a importância dos fermentos lacteos, ou Lactobacilos, cujo Protótipo hoje é o iogurte Actívea...imprescindiveis para este equilíbrio...

               o que está dentro do intestino não está no meio interno, é a barreira mucosa.

                   
                   Certa vez, só podia ser em Nova cruz, que tem de tudo,que eu não esqueço,a minha faculdade maior,uma prima minha, oito anos,foi com uma vizinha,para uma passeata de Djalma Marinho...era a campanha de governador:Djalma x Aluisío,1960...foi toda a meninada...a vizinha, a dona Nenen,ao subir na escada do ônibus,levava a pequena prima pelas mãos, segurando-a,e a criança estava praticamente na barra da sua saia...pois a prima era pequena e a velha era alta...o esforço físico de subir a escada, fez com que a senhora Flatulasse...a prima pequena,franzina,magrinha, ficou ma altura do tufão do vento fedorento,e aspirou...como se dizia na quadra da cidade, a criança engoliu o peido de dona Neném...resultado,teve febre de quarenta graus,calafrios, dores ósseas, prostração por quatro dias, o que deixou minha mãe bastante aperreada, apreensiva e neurótica...foi necessário tomar Cloranfenicol, prontamente receitado por Luiz Gadelha, que era o curandeiro da cidade,e muito querido, pela sua prática certeira.

               Crescemos,todas as crianças da rua do grupo, com medo de engolir um peido de dona neném,sobre o qual mamãe fazia a maior propaganda ruim...e nos recomendava ter o maior cuidado e manter a maior distancia.


               Santa Bárbara! Credo em Cruz, como eu tinha medo de me aproximar de Dona Neném


                    .Agora me lembrei de Lica Mouzinho, que quando sentia uma bufa de desagradável odor dizia:esta criatura SÓ PODE TER COMIDO UM FILHOTE DE URUBU.


               E lembrei do Tio Arsênio,que certa vez flatulou tão alto, que a sua sogra foi abrir a porta, pensando que tinham tocado na cigarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário