sexta-feira, 1 de novembro de 2013

UM PLANTÃO INESQUECÍVEL...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

          Fiz este blog para falar das coisas que somente o coração sente...registrar os momentos da beleza interior, que para serem vistos é necessário se ter aguçada sensibilidade...
          O Belo do existir está nas intenções, nos gestos nobres,nas manifestações da alma...
          Hoje quero registrar, uma noite, um leito de morte,uma prostituta, um plantão, onde o meu espírito transcendeu, e minha alma se ajoelhou diante do gesto lindo e inusitado...
          Na rua São Pedro, em Nova Cruz,existia Maria:uma mulher de paixões sem amanhã...que apurava DO PRÓPRIO CORPO, o seu pão pra comer, e o seu chão pra dormir...era irreverente...andava recitando palavrões...escandalizava onde  passava...
          Eu, um meninote, de tanto ver estas cenas,tomei abuso de Maria...a repugnava...nunca tinha lhe enxergado qualquer mérito, além da vida escrachada...
          Certa noite, estou eu de plantão em Santo Antônio, já um homem feito...já médico...

as 22h chega Maria, conduzindo sua mãe,extremamente dispneica, cansada, com insuficiência cardiorrespiratória, cianótica...
          Coloco a paciente numa sala de observação e vou medicando-a...era uma paciente grave...Passei á noite dando assistência e fui tocado,pela alma pura de Maria...
          Maria se postou ao lado do leito,fitando a mãe no seu leito de morte,com os olhos de uma ternura, que eu nunca tinha visto na vida...suas mãos eram de veludos, acariciando a face da sua genitora,cobrindo-a de beijos,dando graças a Deus pela sua vida, pela mãe que Deus tinha lhe dado...sinceramente,o meu espírito se comoveu, ao ver e escutar pérolas tão nobres, de uma mulher que eu nunca tinha  olhado de frente,porque a achava quase nada....
          Me desdobrei em esforços  a noite toda...motivado por cenas tão humanas, tão dignificantes,vindo de onde eu jamais esperaria...
          Quando no céu do rio Jacú apareceram as cores irradiantes da aurora,a velhinha foi passando para a outra vida...Maria olhou pra mim  e disse,apoiando o rosto da mãe:

DR.Bernardo,veja como minha mãe é linda...a doente bastante cansada,sorriu discretamente, soltou uma lágrima em cada olho, e seu coração deixou de bater....
          Foi um dos plantões mais fantásticos , da minha passagem pelo interior, pelo CRUTAC....
          Como a gente julga as pessoas  pelas aparências?
          Como Maria era uma boa filha?
          Como maria amava sua mãe?
          como o espírito de Maria era belo, mesmo sem ser filha de Maria...
           Como Maria tinha valor...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário