terça-feira, 12 de novembro de 2013

COMO SERÁ O NOSSO NATAL ?....POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


O médico, se for inteligente, se for iluminado, ver o mundo com outros olhos...se ele for Proctologista, aí é que os seus olhos são diferentes...o que os homens possuem muito, é pose...
O Orgulho e a ganancia são distúrbios do carater...tem muita gente bem, mas tem muita gente sofrendo...
Ontem, ao sair para trabalhar,sou surpreendido por um homem,de seus 55 anos,pálido, anêmico,dispneico,com batimentos de asa de nariz, me pedindo uma esmola, e dizendo:Dr me ajude, eu tenho anemia,e estou sem um tostão...dei-lhe um trocado,mas fiquei pensativo,e repetí dentro de mim:ESTE POBRE AINDA CORRE O RISCO DE SE ENCONTRAR COM O INTOLERANTE E ESCUTAR,do alto da sua Hilux:VAI TRABALHAR VAGABUNDO... mesmo que esta Hilux tenha sido comprada com o dinheiro desviado da Saúde, do Hospital público, onde deveria estar decentemente, um homem pobre que está agonizando no passeio público ...para este coitado, o Natal é muito diferente...apesar do MIDWAY está cheio, não existe lugar para ele..lá ele seria um estorvo, um tumor...
Recebo uma mulher do interior, 45 anos,e tenho que lhe dizer que ela está com um tumor no reto,faço a biópsia,sinto o seu semblante cair, de tristeza, de apreensão,para ela o Natal será totalmente diferente...será aguardar o resultado de uma biopsia, uma sentença...
Escuto Fátima, com a sua dor abdominal crônica,chorando,visita os pronto socorros diariamente,há anos,quer uma receita de limbitrol,aperta a minha mão, deseja um feliz Natal, e me diz que eu sou a única pessoa em natal que escuta ela, que olho para ela...
Não quero viver nem um minuto á mais, apartir do momento que eu me tornar um homem insensível...que não sofra com os pobres...que não reparta , todo dia, a minha inteligencia e o meu conhecimento com eles...o meu sorriso,a minha tolerância... Eu brinco com os pobres,rio, digo palavras hilariantes...é a minha maneira de amenizar a sua dor...de ser irmão...de sabê-los crucificados...aperto-lhes a mão com carinho....enquanto choro por dentro... Estou falando destas coisas, por que talvez muitos estejam sofrendo com tolices,mergulhados no seu egoísmo,sem refletir sobre a vida, o significado do Natal...
As compras são boas, eu gosto,os presentes são queridos , eu gosto...Mas o Natal tem que nos fazer renascer com o Nascimento,e voltar nosso olhos e nossas vidas para quem está na estrebaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário