quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SOMENTE A DOR É POSITIVA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

SCHOPENHAUER, O Filósofo inglês, Realista,dizia que, somente a dor era positiva...enfatizando o carater revolucionário da dor...combustível de tantas revoluções,de tantas ações...

Na medicina,a dor norteia o diagnóstico...Não existe abdome agudo sem dor...
A dor orienta o médico a chegar na doença,a fazer o diagnóstico...um enfarte sem dor,já é mais dificil de ser pensado. 

Quantas mudanças voce já fez na sua vida,motivado por uma dor, por uma perda,por uma chama que lhe queimava a alma?
Quantos artistas não se valeram da dor física ou moral, para transforma-la em arte, pinturas, estátuas, em músicas...


O Aleijadinho, o mineiro, Antonio Lisboa,conclui a plenitude das sua obras, quando o seu estado de saúde se agravou com a lepra...quando as mãos já estavam mutiladas, com extremidades amputadas pela doença...provavelmente suas mãos estavam adormecidas, insensíveis pela doença, mas o que lhe impulsionava era a dor interior, a dor da alma, a dor do espírito.


Chico Buarque descreve com a maestria a dor, na canção PEDAÇO DE MIM...quando se refere á dor de arrumar o quarto, do filho que já morreu...
Mas este texto tão álgico, é para mostrar a dor em tres nomentos da Música popular brasileira...
Existem tres músicas brasileiras, sucessos para o resto da vida, que foram compostas com a tinta do sangue,com a direção do sofrimento...são filhas da DOR...são elas:Gostava tanto de voce...Flor de Lys...


O  MUNDO È UM MOINHO...

O MUNDO É UM MOINHO,foi escrita, quando CARTOLA soube da Prostituiçao da sua filha...

Flor de LYS foi composta quando Djavam perdeu a esposa e a a filha,durante um parto...GOSTAVA TANTO DE VOCE,foi composta descrevendo a saudade, após a morte da filha do compositor.

Quando eu era criança, a velha Lica Mousinho,pedia a minha mão emprestada por dois minnutos, e a colocava no baixo ventre,no hipogástrio,para curar as suas cólicas...e dizia:mão de homem é bom,é um Santo remédio, para curar dor de mulher...e eu sorria, sem saber de Nada...



Gostava Tanto de Você

Tim Maia
Composição: Édson Trindade
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...

Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...

Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!



Flor de Lis
Djavan
Composição: Djavan
Valei-me Deus, é o fim do nosso amor
Perdoa por favor, eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez, que minha ilusão
Foi dar meu coração com toda força
Pra essa moça me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz de uma flor de lis
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu


O Mundo É Um Moinho
Cazuza
Composição: Cartola
Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção querida
Embora saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões à pó.

Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás a beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés



Pedaço de Mim
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque
Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar

Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais

Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu

Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi

Oh, pedaço de mim
Oh, metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus

Nenhum comentário:

Postar um comentário