quinta-feira, 7 de junho de 2012

A ELEIÇÃO DO BODE CHEIROSO...


Um folheto de Delarme Monteiro da Silva
A VITÓRIA DE CHEIROSO, O BODE VEREADOR
Com esse aperto de vida
o povo que nada pode
prá se esquecer da fome
leva tudo no pagode
agora, na eleição
nas urnas de Jaboatão
o povo votou num bode
Não é coisa de poeta
nem é boato inventado
o caso foi verdadeiro
o rádio tem divulgado
se há gente que não crê
no jornal tem o clichê
do bode fotografado.
Não é um bode qualquer
que sirva de mangação
do contrário é bem querido
por toda população
de Tejipió, primeiro
Sucupira, Cavaleiro
finalmente Jaboatão
Por quase 500 votos
ele saiu vencedor
seus correligionários
prá provarem seu valor
votaram de coração
prá Câmara de Jaboatão
no bode vereador
Ele se chama Cheiroso
é um bicho respeitável
apenas tem um cheirinho
que não é muito agradável
apesar de seu mau cheiro
tem ares de cavalheiro
distinto e muito tratável
Quando a notícia correu
aqui dentro da cidade
que um bode fora eleito
eu tive a necessidade
de ver tal vereador
para contar ao leitor
se era mesmo verdade
Tomo a liberdade
de contar com minudência
a palestra que mantive
com o bode sua excelência
que recebendo louvores
abraçava os eleitores
lá em sua residência
O leitor lendo esse verso
diz logo tudo é mentira
sem conforme nem talvez
mas o poeta bem pode
ouvindo a língua do bode
traduzi-la em português
Porque os bichos não falam
mas a gente logo entende
quando um gato quer comer
quem é que não compreende?
tudo isto tem noção
quando a gente chama um cão
ele corre e nos atende
Por isso não foi difícil
digo eu para o leitor
entrevistar o eleito
sem precisar tradutor
muito calmo e maneiroso
conversei com o Cheiroso
o bode vereador
Assim que lá fui chegando
notei grande romaria
de velhos, moças e rapazes
que pela rua “seguia”
acompanhando o Cheiroso
que com ar vitorioso
os votos “agradecia”
Aproximei-me do grupo
e usando inteligência
fui dizendo para o bode
– Meus parabéns excelência
sua luta foi notória
alcançou grande vitória
pela sua competência
Sem deixá-lo agradecer
eu disse logo no duro
– Seu Cheiroso, eu sou poeta
e ando atrás de um furo
se quer fazer-me um favor
me diga vereador
qual é seu plano futuro?
Cheiroso deu três espirros
fez um bodejo sem fim
cavou o chão com as patas
depois olhou para mim
com ternura e fixidez
traduzido em português
ele quis dizer assim:
– Poeta, a minha vitória
agora nesta eleição
prova que o eleitor
perdeu toda animação
nas promessas mentirosas
feitas por sujeitos prosas
prá ganharem posição
O povo já não tem fé
em alguns politiqueiros
que vivem de cambalachos
são simples e interesseiros
ou santinhos de paus ocos
que vivem chupando aos poucos
o sangue dos brasileiros
Eu também trabalhei pouco
a bem da minha cidade
porque não tinha recursos
nem tão pouco autoridade
mas como vereador
vou mostrar meu valor
para a coletividade
Uma vez que fui eleito
já elaborei meu plano
e meus projetos na Câmara
vão entrar a todo pano
não quero ouvir lero-lero
ou farão tudo que quero
ou desta vez eu me dano
O meu primeiro projeto
será parada bem dura:
– Acabar com a carrocinha
que por sua desventura
provoca muitos atritos
levando cabras, cabritos
pro forno da prefeitura
Bode, cabra e cabritinhos
comigo podem contar
terão plena liberdade
sem ninguém lhes abusar
quem manda é Bode Cheiroso
vereador caprichoso
por sua classe lutar
Capim baixará de preço
o meu projeto é baixá-lo
desse capim bem verdinho
eu como que me regá-lo
aprecio muito isso
e assumo o compromisso
de fazer barateá-lo
Aqueles que sufragaram
meu nome nas eleições
podem ficar sossegados
descansar seus corações
comigo não dá impasse
eu luto em favor da classe
com todas minhas ações
Também é do meu projeto
já dentro de poucos dias
de Jaboatão a Cavalheiro
instalar perfumarias
para aquele que não pode
com fino extrato de bode
sem gastar grandes quantias
Os correligionários
que me deram a preferência
terão 10 vidros de graça
do meu uso pessoal
pois não há perfume igual
para fazer concorrência
E você poeta, amigo
por mim é muito estimado
vou lhe entregar 2 litros
do meu perfume afamado
pegue na cortiça e abra
garanto que não há cabra
que não corra prá seu lado
Quando Cheiroso findou
de fazer seu bodejado
me despedi fui saindo
já um pouco encabulado
e comigo disse eu
– o diabo quem usa o teu
perfume tão desgraçado!
E foi assim meu leitores
de formas especiais
que comprovei a notícia
publicada nos jornais
sobre o tal bode Cheiroso
vereador catingoso
porém de grande cartaz
Agora digo ao leitor
com quem tenho compromisso
que na palestra do bode
eu mesmo não creio nisso
pois o pobre só berrava
e eu então calculava
que ele dizia isso
Porém sobre a votação
pode acreditar o leitor
quatrocentos e sessenta
e oito votos, a favor
teve o tal bode Cheiroso
que hoje muito orgulhoso
já é um vereador
Um vereador dos fortes
pois é líder da bancada
obteve a maioria
dos votos da “macacada”
o prefeito se afastando
Cheiroso vai ocupando
a cadeira abandonada
Determinado por lei
Ele não pode ocupar
Lugar nenhum lá na câmara
A fim de se empossar
Registrou-se e recusaram
Mas todos nele votaram
E ele vai trabalhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário