terça-feira, 24 de novembro de 2015

CECÍLIA MEIRELES....

POR ARISTEU BEZERRA...
FRASES POÉTICAS DE CECÍLA MEIRELES
“Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.”
“Provação. Agora eu entendo o que é provação. Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando. E provar pode se transformar numa sede cada vez mais insaciável.”
“Não seja o de hoje. Não suspires por ontens… Não queiras ser o de amanhã. Faze-te sem limites no tempo.”
“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
“Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre.”
“Se em um instante se nasce e um instante se morre, um instante é o bastante pra vida inteira.”
“Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento de transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.”
“Se você errou, peça desculpas… É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
“O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha. Somente a árvore fica imóvel entre borboletas e pássaros.”
“Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender.”
“Se as respostas foram dadas e você não faz parte da solução, então é porque o problema é você!”
“É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.”
“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.”
“A vida só é possível reinventada.”
“Não queiras ter pátria, não dividas a terra, não arranques pedaços ao mar. Nasce bem alto, que todas as coisas serão tuas…”
“É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.”
“De tanto olhar para longe, não vejo o que passa perto, meu peito é puro deserto. Subo monte, desço monte. Eu ando sozinha ao longo da noite. Mas a estrela é minha.”
“Acima de nós, em redor de nós as palavras voam e às vezes pousam.”
“Alguns dos melhores momentos da vida a gente experimenta de olhos fechados, tudo o que acontece dá para imaginar… Tudo o que se imagina, pode acontecer.”
“Os livros que têm resistido ao tempo são os que possuem uma essência de verdade, capaz de satisfazer a inquietação humana por mais que os séculos passem.”
“É preciso amar as pessoas e usar as coisas e não, amar as coisas e usar as pessoas.”
cecilia-meireles
Cecília Meireles (1901-1964) é considerada uma das poetas mais importantes da literatura brasileira. A carioca atuou como jornalista e professora, profissão pela qual tinha muito carinho. Além da carreira literária, o papel na educação também é lembrado. Cecília Meireles fundou a primeira biblioteca infantil do país e trabalhou na Rádio Ministério da Educação quando já estava aposentada.
“Romanceiro da Inconfidência”, “Viagem” e “Ou isto ou aquilo” são algumas obras que marcam a carreira da escritora, pela segunda, inclusive, Cecília ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. O Prêmio Machado de Assis foi concedido pelo conjunto da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário