segunda-feira, 14 de março de 2016

MEU DIÁLOGO COM INÁCIO: O BISPO DE TAIPÚ...UMA CRÔNICA DE BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.




         SEMPRE QUE POSSO VOU AO CAMELÓDROMO...GOSTO DAQUELE COMÉRCIO...barato,comum, onde você se sente rico...
          Não fico com remorso por que compro ums DVDs  piratas de Chico Buarque  ou de Bethãnia...
           Gosto de comprar bugigangas: coleira de cachorro, corrente de cachorro, extensão de tomadas, DVDS eróticos,filmes de livros famosos,filmes de filosofia...sou assim...são as minhas maldades...minhas fugas...um menino ainda perdido na feira de Nova Cruz...eu morro e este menino não morre...
          Certo dia, cheguei no camelódromo, e um amigo, Dr Francisco de Lima, me abordou:
          Bernardo, quero lhe dar um presente...conheça Inácio, o Bispo de Taipu...depois quero a sua análise...e me deu o DVD da história de Inácio.
          Gostei imensamente do DVD...Inácio é um homem do povo, autodidata, que já assistiu todos os filmes que existem...é um homem de muita fé, de contemplação, que transcendeu há  muito tempo...logo cedo...é um iluminado...dorme num pequeno cubículo, que é um Cânion de livros e filmes...
         Hoje comprei a maioria dos DVDS de Bethãnia, e conheci enfim Inácio...
          Na hora de pagar, ele me observou da cabeça aos pés, vi seus olhos pulularem de curiosidade...
          quem é este homem que compra DVDS de muito...?
          Me virei para ele e contei do presente do DR CHIQUINHO e lhe falei:gostei muito da sua história, cujo filme termina, a seu pedido, com três prostitutas rezando uma Salve Rainha, a seu pedido...ele era moleque de recado das putas, quando criança, em Ceará Mirim... era um GARACHOÉ...enfim me perguntou:
quem é o senhor?
eu sou neto do professor Celestino Pimentel e da poetisa Ana Lima, do seu tempo...
          Ele falou:era muito amigo de Arsênio  Pimentel e Yara...respondi,era o meu tio e padrinho de velas...
          O que o senhor faz?
respondi: sou médico...e me perguntou se eu era amigo de alguns médicos...respondi:
tenho amizade com todos eles, mas não tenho excesso de amizades com ninguém, e repeti o escritor francês:
          Por gentileza perdi minha vida...e complementei com   Vinícius de Moraes: A HORA do SIM é o DESCUIDO DO Não...
          Ele perguntou: e quanto aos amigos?
          respondi:
          TODOS ME TRAÍRAM...
           TENHO 12 AMIGOS?
PODERIA CITA-LOS?
          SÃO MEUS DOZE CACHORROS, QUE EU ESPALHEI POR ONDE BAIXO, PARA ATAPETAR MINHA VIDA COM PEDRINHAS DE BRILHANTE, COMO DESEJAVA O DONO DA RUA, NA INFÂNCIA...
          INÁCIO  arregalou os olhos,sorriu e eu o tranquilizei:
          ESTOU FALANDO ASSIM, POIS SEI QUE ESTOU FALANDO COM UM HOMEM  MUITO INTELIGENTE...NÃO TENHO A PRETENSÃO DE SER A PRIMAVERA...
          JÁ NÃO TENHO COBIÇA E NEM ENXERGO BEM...APERTEI-LHE A MÃO SENIL, E DEIXEI ELE NAVEGAR...saí rindo do grande ponto...e ainda lhe disse:
          Não exijo coerencia em mistérios, nem lógica em absurdos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário