segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

DO GARIMPO DE OURO....



          AS BELAS FRASES DE CLARICE LISPECTOR





POR ARISTEU BEZERRA.


               “Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”
“A poesia dos poetas que sofreram é doce e terna. E a dos outros, dos que de nada foram privados, é ardente, sofredora e rebelde.”
“Ignore, supere, esqueça. Mas jamais pense em desistir de você por causa de alguém.”
“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”
“Não teho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.”
“Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.”
“Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever.”
“Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.”
“O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?”
“Saudade é um dos sentimentos mais urgentes que existem.”
“Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.”
“Fique de vez em quando só, senão você será submergido. Até o amor excessivo dos outros pode submergir uma pessoa.”
“As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.”
“Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo de extremos.”
“A palavra é meu domínio sobre o mundo.”
“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.”
“A felicidade aparece para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam em nossa vida.”
“Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir.”
“Queria saber: depois que se é feliz o que acontece? O que vem depois?”
“Passei a minha vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar. Ao tentar corrigir um erro, eu cometia outro. Sou uma culpada inocente.”
“A loucura é vizinha da mais cruel sensatez. Engulo a loucura porque ela me alucina calmamente.”

Clarice Lispector (1920-1977) foi uma premiada escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira – e declarava, quanto a sua brasilidade, ser pernambucana – autora de romances, contos e ensaios. Ela é considerada uma das escritoras brasileiras mais importante do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicos, demonstrando profundo conhecimento da alma humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário