segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

BROCHADA TERCEIRIZADA....

NAQUELA NOITE, VINÍCIUS "FALHOU”



www.estudopratico.com.br
(O que vem a seguir é trecho de artigo publicado no “Blog do Lando”, no dia 6 de dezembro de 2013. O autor, Bruno Negromonte, profundo conhecedor da MPB, fala da amizade – e “sacanagem” – entre dois expoentes de nossa cultura: Vinícius de Moraes e Antônio Maria. É hilário. Vale a pena conferir. O texto é Bruno.) (OS)

Vem dessa segunda estadia (de Antônio Maria) no Rio a sua aproximação ao então poeta, compositor e ainda diplomata Vinícius de Moraes. Dessa época, uma passagem interessante na biografia de Antônio Maria, quando ele precisou fazer uma viagem até São Paulo. Maria morria de medo de aviões passou a noite junto a Vinícius de Moraes que tentava tranquilizá-lo entre uma dose e outra. Todas as tentativas foram em vão. Vinícius o acompanhou até o aeroporto ainda na esperança de deixar o amigo mais tranquilo.

No entanto, Antônio Maria manteve-se apreensivo até o momento do embarque. Já dentro do avião, sentou-se ao lado de uma lindíssima loira que abriu a bolsa e retirou um dos livros do poetinha. Maria, que sabia a obra de cor e salteado, não perdeu a oportunidade e citou um dos poemas existentes no livro em voz alta chamando atenção da mulher que estava ao seu lado.

Ao perceber que a loira havia “caído em sua armadilha”, disse o nome do poema, a página onde ele se encontrava e apresentou-se como Vinícius de Moraes. A partir daí, o medo de avião esvaiu-se e a investida foi tão bem sucedida que “Vinícius de Moraes” conseguiu marcar um jantar com a loira. A noite rendeu boas conversas e um convite do falsário (prontamente aceito pela loira) de passarem a noite juntos. Na volta ao Rio, Vinícius de Moraes foi recepcionar o amigo e saber como tinha sido a viagem. Encontrou um Antônio bem diferente daquele que havia saído do Rio e o questionou:

- O que lhe fez ficar assim tão animado?

Antônio Maria: 

- Tenho uma notícia boa e outra ruim, qual você quer primeiro Vinícius?

Antônio Maria, o falsário
O poetinha responde que queria primeiro a notícia boa. Aí, então, Maria começou a contar:

- Conheci uma baita loira no voo e ela estava lendo um livro seu. Confesso que me apresentei como se fosse você e ela encantou-se por mim...

Vinícius por curiosidade nem deixou Antônio Maria terminar de contar a história e perguntou logo pela notícia ruim que foi respondida da seguinte forma:

- Meu amigo, após a aterrissagem, marcamos um jantar e entre uma taça e outra a convidei para irmos até o local onde eu estava hospedado... E não é que Vinícius de Moraes falhou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário