sábado, 11 de outubro de 2014

FILOSOFANDO NO AGRESTE...UMA CRÔNICA DE BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

   


       ESTOU NO AGRESTE...eu nunca saí do agreste...
          Sou do agreste como o Timbu e o potó..pronto disse tudo...
          Acordei hoje com uma idéia fixa, própria dos loucos: calibrar os meu pneus , o que há muito não faço...com esta insegurança ninguém pode dar um prego numa estrada...é sinônimo de assalto...
          Os dois postos de gasolina cheios...eu nunca ví tanto movimento...fila de carros e motoss para abastecer...o agreste está superlotado de motos e de bouquet de noivas, uma planta que produz flores brancas, coisas que não existiam quando eu morava aqui...
          Aqui é cultural: os frentistas não calibram pneu...é o próprio dono do carro que desce e calibra...confesso que penei...passei três horas para encher os pneus...
          Parei no Pôsto e fiquei olhando para o calibrador, mais de uma hora...não sei calibrar...
         Fiquei pensando: UM  CIRURGIÃO que faz uma AMPUTAÇÃO DE RETO EM DUAS HORAS, não sabe calibrar um pneu...concluí: eu devia ter apenas calibrado pneus...
       Esperei muito tempo...sozinho...os frentistas trabalhavam sem cessar...abastecendo o tempo todo...não podem nem serem  incriminados...
        DEPOIS perguntei a mim mesmo: duas horas de espera, fui até a SERRINHA, cujo posto não tem calibrador, e vou pra Natal sem calibrar as bóias °?
          Queria pedir as pessoas que passavam para calibrar o meu carro...mas é difícil dizer que não sabe calibrar um pneu...  parece uma preguiça...        
        Depois de tanta ansiedade, ví um rapaz calibrando o seu carro, e achei que ele comportava  o meu pedido,o jeito dele aceitaria os meus dois reais de gratificação...então eu o abordei, e ele realizou os meus desejos...ganhou dois reais...
          DEPOIS entrei na farmácia para comprar FLUCONAZOL, PARA TRATAR A CONJUNTIVITE FÚNGICA DOS CACHORROS...
           A MOÇA do caixa, me olhou nos olhos e disse:me ensine o remédio que o senhor usa para ter uma pele tão linda ?
          Respondí: é o retrato da minha alma...
ela questionou: e a minha alma é ruim?por que minha pele não é como a sua ?
           Eu contemporizei: existe almas  e almas...
          MAS, UMA ALMA ALEGRE AFORMOSEIA O ROSTO...ela sorriu e me agradeceu por lhe ensinar coisas tão profundas e inusitadas...
          Entrei no carro e avisei ao eu dentro de mim: o meu prazer está nas coisas simples...mesmo que:
 EU VEJO-ME E ESTOU SEM MIM...
CONHEÇO-ME MAS NÃO SOU EU...

Nenhum comentário:

Postar um comentário