quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DE QUANDO EU FUI A BAHIA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL






ESTOU em Salvador, no jardim de Alá,vendo o Mar de Deus, que Vinicius de Moraes cantou tão bonito...A Bahia é um profundo poço de poesia...passei no Rio vermelho, sentí Jorge Amado,passei e ví duas mansões, no morro da paciencia,as residencias de Caetano Veloso e Gal Costa, que são vizinhos...Em cada curva de Salvador existem fotografias eternas, que só se revelam no coração de um poeta...o baiano comum, a sua grande maioria,é pobre e está abandonado...os transeuntes contumaz do pelourinho são anemicos,pobres,drogados,e a sua falsa alegria clama por justiça social...QUE DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS INJUSTA A DO NOSSO PAÍS...QUANTA DISCREPANCIA SOCIAL...UNS JANTANDO, OUTROS SENDO JANTADOS, APESAR DE ESTAR JOGANDO CAPOEIRA E TOCANDO ATABAQUE... Uns com a sua sorte de verdugo,outros com a sua sentença de rês...AGORA,DO MEU QUARTO DE HOTEL,vejo um mar que não tem tamanho e um arco iris no mar,lindos,como lindas são as coisas de Deus...de repente eu voltei a ser uma ilha, distante,arrodeada de águas e poesias...de repente, uma vontade de ser um rio cheio pra poder transbordar...A Minha solidão vale ouro!
De repente,me lembrei de um instante da minha vida, que serviu para defini-la para sempre...Uma vez, estava de plantão no hospital do Crutac...após a meia noite, me sentei no jardim do hospital e comecei a conversar com o doutorando de plantão...conversamos bastante,sentíndo a sua inteligencia, enquanto ele me observava e me questionava ...Depois de um longo papo, o formando de medicina saiu-se com esta:DR BERNARDO, O SENHOR É UMA ILHA,ARRODEADA DE UM GRANDE ABISMO...FOI NÃO FOI, O SENHOR ATRAVESSA E CONSEGUE CHEGAR NO CONTINENTE,LOGO LOGO,RETORNA...Até hoje,fico impressionado com esta definiçào, que fez com que eu compeendesse um pouco mais de mim...Este estudante de medicina,hoje é um psiquiatra bom de Natal,o Dr.Douglas Sucar...
OUTRA OBSERVAÇÃOIMPORTANTE me foi dita pelo meu amigo Ricardo Lagreca...Bernardo voce chega e surpreende...num instante voce faz coisas, que normalmente só se faz com um mês, depois voce desaparece... A diferença básica entre EU e voce, é que:VOCE SOBE TRINTA BATENTES NUM DIA...EU, SUBO TODO DIA UM BATENTE,MAS NÀO PASSO NENHUM DIA SEM SUBIR.
Vou terminar,falando dos meus empregados...Os meus empregados são apaixonados por mim...fazem tudo para me verem feliz..Pra mim,eles são o meu Próximo...a minha obrigação é com eles...as vítimas que eu tenho que ajudar são eles...MAS,sueli, minha cozinheira,procurou uma frase para me saudar...a frase é gozada...simples...sincrética...sintética...
Dr. Bernardo,quando o senhor morrer, eu tenho certeza que vai sobrar muita terra para lhe enterrar...eu disse:por que suelí? por que o senhor é um homem bom....um homem farto, não é miserável...Eu sorrí e disse:" muler,arranja outra frase pra mim, por que está é pesada!"...ela repetiu:eu tou falando sério...eu juro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário