quarta-feira, 17 de abril de 2013

CASACA DE COURO...


Casaca-de-couro

Imagem:
Nome Científico: Pseudoseisura cristata
Família: Furnariidae
Ordem: Passeriformes
Distribuição: Ave típica da região Nordeste do Brasil, é avistada nos Estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Piauí.
Habitat: Caatinga seca e florestas de galeria, em áreas de pântano.
Alimentação: Alimenta-se de insetos (preferencialmente), mas quando a fome aperta come frutas, sementes e até ovos.
Reprodução: Faz o ninho de gravetos e espinhos, mas não exclui outros tipos de materiais domésticos (como plásticos, embalagens vazias e até pedaços de lata). Às vezes utiliza até o lixo para fazer o ninho. O formato do ninho, no início, é de túnel. Depois, o visitante se depara com uma câmara arredondada no final (lugar onde os ovos, brancos, são postos). A feitura do ninho tem a colaboração de outros membros do bando, que também cuidam de defender o território e até alimentam os filhotes. Depois que eles nascem, o ninho é usado também por outras aves (como o corrupião e o asa-de-telha) e alguns roedores.
Esse pássaro é tão popular lá pelas bandas do Nordeste, que até virou música, de nome homônimo e tudo. Foi gravada por Jackson do Pandeiro, mas a letra é de Rui de Morais e Silva. Em dado momento, diz: "Duas casacas de couro/ Quando começa a cantar/ Parece dois violeiros/ Num galope à beira-mar". 

Mas além desse nome, essa espécie também é conhecida por carrega-madeira-do-sertão, carrega-madeira-grande (Bahia) e joão-de-moura (Ceará). E ele não é pequeno não. Chega a medir 21,5 centímetros de comprimento (semelhante ao porte de um sabiá). 

A curiosidade fica por conta da plumagem, toda ferrugínea-clara. Soma-se a isso a íris amarela e um topete de causar inveja a muito cantor de rock. Em geral, vive o alto das árvores, de onde só desce para se alimentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário