quarta-feira, 1 de março de 2017

VIEMOS DO PÓ...



Teologicamente, o que significa do pó viemos e ao pó voltaremos? Adão veio da terra, mas Eva 


Essa frase aparece em Gênesis 3,19. Ela é dita por Deus a Adão, depois que Adão e Eva comeram o fruto da árvore que Deus lhes proibira de comer. Todo o versículo 19 diz:
Com o suor de teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele foste tirado. Pois tu és pó e ao pó tornarás.
Obviamente essa menção ao "pó" se refere ao capítulo precedente desse livro. Em Gênesis 2,7 se diz: Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente. Embora aqui não seja igual ("pó" e "argila" - tradução da Bíblia de Jerusalém), o termo usado para "pó" (3,19) e "argila" (2,7), em hebraico, é o mesmo (`apar). Literalmente significa a terra solta que fica acima do solo, sem que precise cavar.
Reflexão teológica
A frase que motiva a sua pergunta está inserida no contexto do pecado. A morte é consequência do pecado, que reduz o ser humano ao estado primordial, onde a vida não existe. Reduzir ao pó significa tirar do ser humano o "hálito de vida", que Deus sopra nas narinas, na hora da criação. É isso que contradistingui a obra prima da criação: o sopro de vida! A escolha que uma pessoa pode fazer - pessoa que foi presenteada com o dom do livre arbítrio - pode levar ao afastamento de Deus, à perda de sentido da própria vida, à morte.
Hoje em dia, na liturgia, essa frase é lembrada, por exemplo, na quarta-feira de cinzas, quando se traça uma cruz com cinzas sobre a cabeça do fiel. Nesse contexto, ganha um sentido de contrição, de humildade, de penitência: reconhecer a própria origem para confiar plenamente no sacrifício de Cristo, que nos salva da nossa condição humilde e nos exalta definitivamente com a sua morte e ressurreição, dando-nos, para sempre, a vida.
Adão e Eva
Você menciona na pergunta a exclusão de Eva, a mulher, dessa situação. Na narração do Gênesis, como dissemos, a frase é dirigida a Adão. Outras palavras são dirigidas à mulher (Gênesis 3,16). Como já sublinhamos em outras ocasiões, os primeiros capítulos da Bíblia transmitem uma verdade que supera a própria narração, que vai além dos fatos. Tais textos querem refletir sobre a origem humana, dar respostas a tantos por quês. Por isso não podemos tomar os textos em sentido literal, mas como reflexão teológica de alguém que, usando as categorias de então, tenta entender como Deus agiu na história. Portanto, tudo o que diz é aplicado ao ser humano, independente do sexo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário