segunda-feira, 20 de março de 2017

SOBRE A TINTA DERRAMADA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.



          Acordo atordoado...UMA METADE DE MIM AINDA DORME...levita..está  sem força...
          Derramo em cima da minha tela em branco, a tinta com a qual queria  pintar meu próprio quadro, desconhecendo que a certa altura da vida, a própria vida já lhe desenhou usando nanquim, e a tinta que ninguém mais apaga...
         A tinta é fluida e azul...escorre e por difusão segue ela própria os seus caminhos, copiados  de mim mesmo...as escolhas foram minhas,os versos são meus, como este vazio imenso, de não poder eu mesmo me desenhar e me dar cores...
          A tinta, por difusão forma pontos, grumos, manchas, e eu observo... a esta altura a tinta está derramada...ela já conhece os meus caminhos...eu os percorri,e vai percorrendo lentamente os meus vales e os meus pântanos...eu sou o telespectador de mim mesmo...
          Uma das manchas mostra um menino, de calças curta, cuja farda era azul e branca...ele está parado na rua do advinhão, não atrás da metereologia, como ficavam os estudiosos, mas ele já procurava uma resposta do céu...
          Ao seu redor foram se formando os gatos e os cachorros, dos quais ele falava o mesmo idioma...de tempos em tempos, surgia uma mancha, onde se desenhava uma roda de choros...havia muita música...música que também tinha cor...também era feita do mesmo azul...
          Surgiu um cheiro imenso  no ar, eram as angélicas, os meus primeiros perfumes, de repente o jardim da minha escola abre-se e era primavera...
          De repente, chega o bacurau, e a criança para perplexa, ao se ver diante de tanta gente que somente espera...desce a estação e chora diante de tantas mãos que pedem e imploram, e tem como respostas a indiferenças dos transeuntes...
          A estação era o local onde os olhos se perdiam no horizonte, e os sonhos criavam asas e partiam, sempre tristes, como triste é o resumo de toda vida...que digam os palhaços, que todo domingo á tarde choram...
          Não conheci vida que não se acabou com tristeza...por mais que ela fosse engraçada, serelepe,dissimulada...
          Agora, quase no roda pé da tela há uma enchente, é um rio cheio, transbordando...
          Um menino se debruça na ponte de cimento armado e sabe que nunca poderá mergulha-lo, pois entre a vontade e o rio existe sempre o medo...me parece que a tinta já está toda difundida...o filme terminou...jé preciso ir embora...tenho de dizer adeus...
          Olho para cima e vejo que o meu quadro é mais imenso do que eu penso...todo o céu está  pintado com a minha tinta...é o mesmo azul...azul da cor do mar...azul do manto de Deus...azul que nas tristezas verdeja e se torna a esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário