domingo, 5 de junho de 2016

OS RUMINANTES NATURAIS...BOVINOS,OVINOS,CAPRINOS



          Os ruminantes (latim científicoRuminantia) são uma subordem de mamíferos artiodáctilos denominada Ruminantia
          Sãomamíferos herbívoros que possuem um estômago dividido em três ou quatro cavidades, o rúmen, o retículo, o omaso e o abomaso.
Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinosovinoscaprinosbubalinosgirafasveadoscameloslhamas e outros herbívoros com essa anatomia digestiva. Estes dois últimos são exceções, pois não fazem parte desta subordem, sendo classificados na subordem Tylopoda.
          O termo ruminante está relacionado com o hábito de ruminar destes animais, ou seja, depois que ingerem os alimentos, este é regurgitado para a boca, onde é novamente mastigado (ruminado) e deglutido.
          Os ruminantes fazem a apreensão dos alimentos com o auxílio da língua. Em seguida é feita a deglutição deste alimento, após um breve período de mastigação, chegam ao primeiro compartimento, o rúmen. Este é o maior de todos os compartimentos, localizado na porção esquerda da cavidade abdominal. Por meio de uma simbiose mutualística com uma microbiota, é realizada a digestão de alimentos fibrosos.           Em seguida, o alimento passa para o segundo compartimento (o menor de todos), o retículo, que possui uma mucosa semelhante a um favo de mel, e nele, ocorre a formação de pequenos bolos de comida que retornam para a cavidade oral do animal para ser ruminado (remastigado) e, novamente deglutido.
          Ao retornar para o estômago, o alimento dirige-se para o omaso, que possui uma parede muscular muito forte e uma mucosa laminada, para que ocorra a reabsorção da água presente no bolo alimentar. Em seguida, este bolo cai no compartimento chamado de estômago verdadeiro, o abomaso ou coagulador. Este compartimento é um saco alongado, estruturalmente e funcionalmente comparável ao estômago de animais não-ruminantes, e é nele que o bolo alimentar irá ser digerido pelas enzimas presentes neste compartimento, que são produzidas por glândulas existentes na parede do abomaso. Deste modo, o bolo passa para o intestino delgado dos ruminantes, sofrendo a ação de outras enzimas do trato digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário