domingo, 27 de julho de 2014

SOBRE O CACHACEIRO...


CONVERSA DE CACHACEIRO
ISMAEL GAIÃO...

A vizinha lá de casa,
Que há poucos dias é crente,
Vive de me encher o saco
Mais do que qualquer parente.
- Se livre dos belzebus,
Meu filho, aceite Jesus!
Dando uma de mãezona.
Mas eu já embriagado
Respondo logo arretado:
- Ele não me adiciona!
Por que é que você bebe?
Me perguntou outro dia.
- Eu bebo porque é líquido
Se fosse sólido eu comia.
E ela com cara de espanto:
- E precisa beber tanto?
Eu respondi sem ofensa:
- Só bebo socialmente,
Mas eu tenho atualmente,
Vida social intensa.
Mas não bebo tanto assim
Como você quer dizer.
Bebo seis meses por ano
E passo seis sem beber.
- Deixe de ser descarado
Você vive embriagado
Não passa de um beberrão.
Mas não bebo doze meses,
Já lhe disse várias vezes:
Eu bebo um dia’outro não.
Bebado
 
- Você bebe todo dia
Inda me fala besteira.
Eu disse é mentira sua,
Só bebo em dias de feira.
Bebo de segunda a sexta.
No “sábo”, que não sou besta,
Vou pra feira de Condado.
No domingo o dia inteiro
Eu sou mais um cachaceiro
Lá na feira do mercado.
- Você bebe muito álcool,
Vive tombando na praça.
- Eu não bebo álcool, não!
Só quando não tem cachaça.
- Você é “bebo” nojento,
Cheira à cana, fedorento,
Seu “bebo” desmantelado!
E você é muito feia.
Eu vivo de cuca cheia,
Mas amanhã tô curado.
Você vai findar morrendo,
Pois tá bebendo demais.
Eu disse é engano seu
Porque eu não bebo mais.
- Você bebe pra lascar
E ainda quer me enrolar
Com essa barbaridade?
Eu disse: preste a atenção,
Porque não bebo mais não,
Bebo a mesma quantidade.
Por que é que você bebe
Se isso é tão esquisito?
Eu lhe respondi na bucha
- Bebo pra ficar bonito!
Quand’eu chego bom em casa
Minha mulher me arrasa,
Pois não me dá nem um grito.
Mas s’eu chego embriagado
Ela me olha de lado
E logo me diz: bonito!
Certa vez lhe perguntei
Já naquele cai não cai,
Quando a gente toma umas
Pra onde é que a cana vai?
- Pra que a gente se esmoreça
Vai do bucho pra cabeça,
Ela respondeu na hora.
Mas ouvindo o que ouvi,
Eu logo lhe respondi:
Não vai não, minha senhora!
Quando não estou em casa
E um amigo me procura
Minha mulher irritada
Já responde com bravura:
Se’le não está contigo
Deve estar com algum amigo,
Como toda vez que sai.
Tá nessa vida mundana
Só enchendo o cu de cana.
- É pra lá que a cana vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário