sexta-feira, 11 de julho de 2014

PÉROLAS FILOSÓFICAS...


A SABEDORIA DE MÁRIO QUINTANA
Poeta_Mario_Quintana
Poeta Mário Quintana (Jul/1906 – Mai/1994)
“Nós vivemos a temer o futuro; mas é o passado quem nos atropela e mata.”
“O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro.”
“Vale a pena viver – nem que seja para dizer que não vale a pena…”
“Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem.”
“Uma curva de caminho, anônima, torna-se às vezes a maior recordação de toda uma volta ao mundo!”
“Dessa forma, eu digo: não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter alguém ao seu lado, ou de fazer algo, por puro medo de ser feliz. A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente… Não voltará mais.”
“Tão bom morrer de amor! e continuar vivendo…”
“A vida é uma estranha hospedaria/d’onde se parte geralmente às tontas/e as nossas malas nunca estão bem prontas/e nossas contas nunca estão em dia…”
“Se um poeta consegue expressar a sua infelicidade com toda a felicidade, como é que poderá ser infeliz?”
“Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.”
“Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”
“Se eu amo o meu semelhante? Sim. Mas onde encontrar o meu semelhante?”
“O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.”
“A indiferença é a maneira mais polida de desprezar alguém.”
“O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três gerações da minha família.”
“Amizade: quando o silêncio a dois não se torna incômodo. Amor: quando o silêncio a dois se torna cômodo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário