domingo, 16 de outubro de 2016

CÃMARA CASCUDO FALANDO DA EPOPÉIA DOS PIMENTEL EM PORTUGAL...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


O velho Arsênio
Dona Maria I, a louca, irmã de D. Pedro II, contava com dois comandantes no exercito português: Bernardo celestino Pimentel... e sizenando celestino Pimentel, filhos da tambem coronel do exercito, ARSÉNIO CELESTINO PIMENTEL.(MEU TATARAVO)



arsénio era o avô do professor celestino Pimentel, que era o meu avo , o pai da minha mãe.


lendo o livro das velhas figuras, de câmara cascudo, edição de 1976, na pagina 161, vejo a descrição seguinte:





o velho arsénio celestino Pimentel, do exercito português, tinha seu solar na vila nova de Portimão... castro velho, com pedras D'armas ilustre onde surge lendário e fulvo, um leão na chapa do escudo.





o coronel casou em família de franca. Dois filhos nasceram, alegrando a beleza da quinta dos três bicos, casa solarenga dos pimenteis, ramo fidalgo que se fixara no Algarves.


começa a idade dos estudos... Bernardo celestino, o primogênito, seguiu para a universidade de Coimbra, onde se bacharelou em direito, sizenando celestino, repetindo a viagem paterna, voltou engenheiro.








A viúva. Grávida deu a luz a um filho póstumo, arsênio celestino Pimentel (meus bis avo). EM 16 de abril de 1830. No tempo justo, enviaram no para Coimbra, havia de ser MEDICO.






Essa era a época convulsa na terra de Portugal... Arsênio celestino Pimentel, abandonando expositores e cadáveres, mete se na revolta... batera se em todos os conflitos...



Os irmãos, entretanto vencem, sobem. Bernardo é nomeado governador dos Açores. Sizenando é oficial do corpo de engenheiros, ambos são estudiosos, sisudos, impassíveis, na tradição clássica dos algarvinos aristocráticos.



Em 1834, arsênio foge. Vem ate os Açores... Recusa se de assinar o pedido de indulto à rainha, como o irmão lhe pedira. NÃO PISARÁ NA AREIA DE PORTUGAL, ENQUANTO REINAR D. MARIA I. decide se pelo BRASIL.

Veio para Pernambuco. arsênio é alto, forte, ágil, bonito, toca piano, entende de medicina, entende de tudo...ensina, clinica, .

Em1873 está em natal para sempre... Por aqui viveu vária fortuna. o tempo pintou de branco a sua barba. Era salineiro, pequeno proprietário, dava remédios. Casaram, os filhos vieram: Antonia perpétua ,Celestino Pimentel, professor e varias vezes diretor do ATHENEU, (meu avô), arsénio que foi pro norte, e Maria rosa, casada com Luiz damasceno bezerra.

Toda a cidade o conheceu e respeitou...



Era o velho arsénio...



A 17 de Agosto de 1916, na fazenda MORORÓ, em LAJES, faleceu ARSÊNIO CELESTINO PIMENTEL( O MEU BISAVÔ), o guerrilheiro de Maria da fonte, o académico de Coimbra, fidalgo da quinta dos três bicos, no reino dos Algarves.
.


O PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL

 O PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL COM AS DUAS FILHAS: CARMEM PIMENTEL E LIA PIMENTEL, MINHA MÃE, E O GATO KORUGA.
O CASAMENTO DO PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL COM A POETISA ANNA LIMA.




AINDA CRIANÇA,CONVIVI COM O VELHO QUE APERTAVA A MINHA BOCHECHA E MINHAS ORELHAS, NUMA DECLARAÇÃO DE QUERER BEM... EXALAVA UM CHEIRO DE TORRADO DAS MÃOS... ERA UMA ENCICLOPEDIA AMBULANTE , DOMINAVA EXCEPCIONALMENTE O INGLÊS E O ALEMÃO... VIVIA DE PALETÓ E BENGALA... ERA O MEU AVO...O ETERNO DIRETOR DO ATHENEU NORTERIOGRANDENSE... ME ACHAVA PARECIDO COM KENEDY... SEU PRIMEIRO CASAMENTO FOI COM MINHA AVO, A POETISA ANA LIMA, IRMA DE DR LUIZ ANTONIO DOS SANTOS LIMA E DE DR NESTOR LIMA E GALDINO LIMA... O VELHO CELE ERA CUNHADO DE LUIZ ANTONIO... MINHA AVO MORREU LOGO CEDO DE INFECCAO PUERPERAL, DEIXANDO CINCO FILHOS CUJO MAIS VELHO TINHA 7 ANOS... FOI ASSISTIDA NO SEU LEITO DE MORTE, NA RUA DA CONCEIÇÃO, PELO DR JANUARIO CICCO, QUE NÃO DISPUNHA DE ANTIBIÓTICOS...
O MESMO AINDA TESTOU UM PRODUTO RECEM DESCOBERTO: A PENICILINA...

O VELHO FICOU COMA MISSÃO DE CRIAR CINCO CRIANÇAS SEM MÃE, E VIVENDO DOS SEUS PARCOS SALARIOS DE PROFESSOR DO ESTADO E DE TRADUTOR...

AS CINCO CRIANÇAS FORAM CRIADAS COMO DEUS CRIOU BATATA...

ALBERTO PIMENTEL E LUIZ PIMENTEL VIERAM A SER ALMIRANTES... LUIZ, O GRANDE COMANDANTE DO NAVIO ALMIRANTE BARROSO, HOJE, UM NAVIO MUSEU DA MARINHA... MORREU COMO ADIDO NAVAL DO BRASIL EM LONDRES... ALBERTO PONTIFICOU NA ILHA DAS COBRAS, NO RIO... LIA PIMENTEL, MARIA CELESTE CASARAM... E CARMEM PIMENTEL FICOU SOLTEIRA, FALECENDO EM 2007 NO EDIFICIO GILMAR FILHO, NO TIROL. EU SOU FILHO DE LIA, QUE FOI PRA NOVA CRUZ E CASOU COM UM COMERCIANTE RICO, A ÉPOCA, FRANCISCO BEZERRA SOUTO, MEU PAI. NA CASA DO MEU AVO, ATE AS EMPREGADAS FALAVAM INGLÊS... OS FILHOS HOMENS FALAVAM E ENTENDIAM MAIS DE DEZ IDIOMAS. CELESTINO PIMENTEL ERA O TRADUTOR OFICIAL DOS AMERICANOS NO TEMPO DA GUERRA... AINTELIGENCIA AMERICANA VIGIAVA AS SUAS AMIZADES... POR SER AMIGO DE UM FILHO DE ALEMÃO, UM FILHO DE CELESTINO FOI PRESO INCOMUNICÁVEL, ATE QUE SE ESCLARECESSE O E
IMBROGLIO... ESTA PRISÃO FOI FEITA NA MINHA CASA EM NOVA CRUZ... OS POLICIAIS CHEGARAM ATE LA NUM CARRO DE TREM, E REVIRARAM TUDO E TOUXERAM ARSÉNIO PIMENTEL PRESO... O AMIGO DE ARSÉNIO CHAMAVA SE WALTER LINK, QUE FOI PARA RECIFE SER DONO DE LIVRARIA...

 ANA LIMA, POR LUIZ DA CÃMARA CASCUDO...
A POETISA ANNA LIMA, MINHA AVÓ MATERNA.


               ANA LIMA TEVE O SEU MOMENTO DE NOTORIEDADE. FOI CITADA, ELOGIADA, TRANSCRITOS OS SEU VERSOS NO RECIFE, EM FORTALEZA, EM BELÉM DO PARÁ.
VEZ POR OUTRA CONVERSAVA COM ANA LIMA, EU ESTAVA CHEIO DE LEITURAS, DE VERSOS,DESLUMBRADO COMA VIDA. NADA PUBLICARA. PUBLICARIA MEU PRIMEIRO ARTIGO JUSTAMENTE EM OUTUBRO DO ANO EM QUE A POETISA DESAPARECEU. FALAVA ME DOS SEUS VERSO CARINHOSAMENTE MAS O ASSUNTO ESSENCIAL ERA LEMBRAR OS FILHOS, QUE A RODEAVAM COMO BUGARIS. DEI LHE DE PRESENTE AS PUPILAS DO SENHOR REITOR, DE JÚLIO DINIZ; E TAMBÉM OS SONETOS DE ANTERO DE QUENTAL.
AUTA DE SOUZA, DE QUEM ERA ADMIRADORA FERVOROSA, DIZIA-A 'DELICADO SABIÁ DA MATA'. SEUS ÚLTIMOS VERSOS, TRÊS DIAS ANTES DE MORRER, DEDICOU- OS
A 'MIMOSA POETISA ANA LIMA'. NESTE MESMO 1901, ANA LIMA PUBLICAVA SEU LIVRO DE POEMAS:l VERBENAS.
EM DEZEMBRO DE 1906, CASOU-SE COM O PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL E A DONA DE CASA AFASTOU A POETISA. VIERAM OS FILHOS, OS PROBLEMAS, AS ANGÚSTIAS E AS ALEGRIAS DOMÉSTICAS...FALECEU EM NATAL A 18 DE JANEIRO DE 1918.NASCERA A 16 DE MAIO DE 1882.

CELESTINO PIMENTEL FOI MEU PROFESSOR E AINDA CONTINUA SENDO. FREQUENTEI-LHE A CASA NA RIO BRANCO E NA RUA DA CONCEIÇÃO, ONDE ANA LIMA FALECEU. TINHA MUITOS VERSO ESCONDIDOS NAS GAVETAS. VERSOS LÍRICOS E TAMBÉM HUMORÍSTICOS. ONDE ESTARÃO ELES?
ANA LIMA CHEGOU EM NATAL A 26 DE SETEMBRO DE 1899 , NO VAPOR UNA.
VINHA EM COMPANHIA DO IRMÃO DEOLINDO LIMA, E A MANA LUZIA. OS OUTROS IRMÃOS ESTAVAM NA CAPITAL, GALDINO LIMA, NESTOR LIMA E LUIZ ANTÓNIO FERREIRA DOS SANTOS LIMA ( O QUE VEIO A SER MÉDICO).

OBS.RETIRADO DO LIVRO DAS VELHAS FIGURAS, EDIÇÃO DE 1976, DE CÂMARA CASCUDO, PÁGINA 91.

Nenhum comentário:

Postar um comentário