quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

UMA GRANDE DIETA...

A DIETA DO MEDITERRÃNEO.

Autor: Fabiana Lucio, nutricionista clínica
Categoria: Nutrição
Mulher comendo saladaBaseada em um modelo alimentar, esse padrão de dieta se tornou mundialmente conhecido por sua associação à melhora das funções cardiovasculares e por uma maior longevidade da população. É composta por um conjunto de hábitos alimentares, sendo caracterizada por uma maior ingestão de alguns tipos de alimentos. Saiba quais são eles e conheça as vantagens de cada um:
  • Frutas, hortaliças e cereais integrais;
  • Azeite de oliva, como uma das principais fontes de lipídios, sendo a primeira escolha, na cozinha mediterrânica, em substituição da manteiga, margarina e outras gorduras;
  • Consumo moderado de vinho durante as refeições, especialmente o tinto por conta dos seus compostos benéficos, conhecido por fitonutrientes;
  • Preferência por peixes e baixo consumo de carne vermelha.
Pesquisas demonstram cada vez mais os beneficios da dieta do mediterrâneo associada a uma melhora significativa no estado de saúde de modo geral, promovendo redução na mortalidade total e de doenças cardiovasculares, diminuição na incidência ou mortalidade por câncer, além da redução de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.
É importante lembrar que a dieta mediterrânica não se trata de um plano alimentar específico ou programa de emagrecimento, mas sim de um conjunto de hábitos alimentares que são adotados pelas pessoas das regiões mediterrânicas durante o decorrer da vida. Em relação ao consumo de vinho, por mais que forneça flavonoides, benéficos à saúde, o consumo não deve ser encorajado, já que é sabido que o etanol eleva a pressão arterial e está associado com o desenvolvimento de outras doenças.
Podemos nos beneficiar se espelhando nesse modelo, isto é, intensificando o consumo de frutas, hortaliças, cereais integrais, azeite e priorizando os peixes característicos do nosso litoral.
Fabiana Lucio, nutricionista clínica do Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário