segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ANGICO E CUMARÚ...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


Fui uma criança que tinha Bronquite asmática...acordei muitas vezes com falta de ar, tinha broncoespasmo, ficava cianótico,segurando nas abas da rede e lendo o sofrimento na face de minha mâe, que mandava chamar o médico da cidade,Dr Octacílio Lyra, de saudosa memória...nunca fui a pronto socorro...as crise eram tratadas em casa.já com dez anos, me consultei com um pneumologista,o melhor de Natal, Dr Milton Ribeiro Dantas...

Ainda sou usuário de VICK VAPORUB...ainda sinto a sensação de alívio, quando nas crise de PUXADO,mamãe passava-o no meu peito...
de tudo o que usei, o mais importante pra mim era o LAMBEDOR DE ANGICO COM CUMARÙ...é um grande expectorante na prática, mesmo sem eu saber o porquê e como? ratifico, é o melhor expectorante que eu conheço.
Quem ensinou a minha mãe a me dar este lambedor foi o dentista da cidade,Nova Cruz,um grande amigo da família, o Dr Gilberto Tinôco...o mesmo contou, que tinha uma filha chamada Dalila Maria, que é viva,que teve um período de muita bronquite e boncoespasmo...um puxado súbito e duradouro...tossia muito,tinha falta de ar,e o problema já estava querendo ficar crônico...ao chegar as férias escolares,a menina veio brincar na fazenda da avó,em Santo Antonio,na fazenda de Dona Dalila, também.A velha começou a administrar a neta, o lambedor de angico com cumarú....a criança começou a expectorar mais, e a velha ficou esperançosa e animada...até que um dia,durante um acesso de tosse, a menina elimina uma placa de catarro estranha, com algo dentro...a dissecção do eliminado mostrou que se tratava de um botão de cueca de homem...a partir desta data o problema foi se acabando, e a criança ficou curada.Esta história minha mãe não contou mil vezes na vida...as comadres, aos amigos...ainda hoje usamos este lambedor se for preciso...
Agora vou terminar repetindo CERVANTES:EU NÃO ACREDITO EM BRUCHARIAS NÃO...MAS QUE ELAS EXISTEM, EXISTEM.
Post script:consolo para um corno...
ESSE NEGÓCIO DE CHIFRE
É COISA MUITO COMUM
JÁ LEVEI CHIFRE DE NOITE
DE MANHÀ E EM JEJUM
O REMÉDIO É PACIÊNCIA
PITU E CINCOENTA E UM”

Nenhum comentário:

Postar um comentário