quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE CHORA A MORTE DE DR. AMÉRICO MARTINS...




LAMENTO profundamente a morte prematura do meu amigo médico, Dr Américo...
Trabalhamos juntos mais de dez anos no SOS UNIMED NATAL, onde aprendi a admira-lo...
          Américo não tinha, ele era a bondade...
Atleta, simpático, gentil, conquistador nato,o seu alfabeto tinha um Q, que atraia as mulheres bonitas...
namorou somente com princesas...era farto, gentil, de gestos largos, pródigo...
Certa vez fez uma cirurgia na face de um familiar meu, por cortesia...
Entrei na sala cirúrgica para ver a cirurgia, e pela maneira dele colocar o Campo cirúrgico na face, compreendi que era um médico diferenciado...from frança...from Canadá, lugares onde fez estudos...

               Certa vez foi chamado por um sobreaviso ,para ver uma turista que tinha se acidentado no Bugre, que havia capotado em Jenipabú, e tinha esfacelado á face...
Américo fez o atendimento de urgência, que se desdobrou em seis cirurgias reparadoras, regiamente pagas...
Após a alta hospitalar, dois meses de acompanhamento, foi quando o amor se instalou...
               Quando recebeu ALTA, a turista marcou a viagem de volta e peguntou ao Américo:

               Quero doar cem mil reais a uma instituição de caridade... me indique?

Qual é o seu maior desejo profissionalmente?

              Américo levou a turista, namorada e paciente ao hospital infantil Varela Santiago, onde foi feita a doação...
e disse:
Tenho vontade de fazer dois estágios: NO CANADÁ E NA FRANÇA...a moça anotou e retornou á sua cidade...


               Tempos depois chega a passagem para o Canadá e a confirmação de que o seu estágio em cirurgia plástica começaria em tal dia...e a explicação: durante o estágio você vai receber 4.000 dólares da firma de meu pai , para se manter...
Américo foi, fez o estágio, lá moraram juntos , me parece dois anos, ele e a artista plástica...


              Terminado o estagio Canadense, a moça falou:
                   Conseguí o seu estágio na FRANÇA, você continuará a receber o salario da firma de papai enquanto tiver estagiando...
              

               Américo tomou um banho da vida francesa e da técnica cirúrgica do grande país europeu....

               Interessante foi no Canadá,Américo foi abrir uma conta no banco , o que foi negado pelo gerente:
É um estrangeiro, sem emprego fixo, sem contra cheques...
             Ao chegar em casa contou a companheira...ela disse: o contador de meu pai vai resolver isto...

               No outro dia, lhe entregou uma declaração do contador, que em suma dizia:

               Me responsabilizo pela conta do Dr Américo Martins...eu sou correntista deste banco, e minha conta pessoal tem mais de oito dígitos em dólares...

               Américo entregou a declaração ao gerente, que lhe abriu as portas...

             Américo era pródigo...tinha e usufruía...queria o melhor...

               tinha as bicicletas americanas mais caras, e o violão mais caro de Natal, comprado também nos Estados Unidos...

               Certa vez estava no Rio de Janeiro e recebeu um telefonema de sua mãe com o seguinte problema:

               Américo, aqui tem um homem barbudo, dizendo que quer o seu violão emprestado, por que vai fazer um show hoje a noite no teatro Alberto Maranhão...

Américo se surpreendeu e perguntou: Quem disse a ele que eu tinha um violão e deu o endereço?
a senhora respondeu:ele veio com Tarcísio Flor, que está aqui...


               Américo falou com Tarcísio que explicou: estou aqui com João Bosco, cuja bagagem passou direto para outra cidade , inclusive com o violão...

               Américo retomou pra mãe:mamãe pode emprestar o violão...é uma honra emprestar o violão ao famoso João Bosco...


               Era assim Américo...prestativo, solidário, simples e um imã natural para mulheres bonitas...

               há uns anos pediu demissão do SOS UNIMED, e passamos a não conversar...


               O ví há um mês atrás,passando no MIDWAY, e eu sentado no Café Santa Clara...percebia-se o seu abatimento...o seu envelhecimento precoce...
me cumprimentou andando, fugindo do seu jeito habitual...não imaginei a gravidade da situação...

               Américo era filho de SEU MARTINS, o dono da tradicional casa do alecrim:O PESCADOR...de quem herdou a elegância, a finesse, o tratar bem...teve berço do bom...

              Meu querido amigo Américo, que Deus o tenha em um bom lugar...

               Deus tem lugar garantido para você...tenho certeza...saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário