segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ALDIR BLANC :UM POETA, COMPOSITOR E MÉDICO PSIQUIATRA. POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

          QUEM gosta de música, de poesia,do que é invisível aos olhos, curte e escuta Aldir Blanc...

         Quando terminou  medicina, no Rio de Janeiro, foi trabalhar na Clinica Pinel, tomando conta de uma enfermaria com vinte pacientes psiquiátricos...depois, abandonou, chegou a seguinte conclusão:
                 A única distância que existe entre eu e o meu paciente é o Bureau...
               Passou a compor, músicas do quilate de :
               Amigo é para estas coisas...
              o Bêbado  e o equilibrista, e la vão cinquenta anos de composições  da melhor qualidade...
            É o ourives das palavras, como falou Dorival Cayme...
            Quem melhor cantou Aldir Blanc foi Clarisse Groova, num disco chamado NOVOS TRAÇOS...
          Comprei-o há alguns anos em ARI, na Letra e Música, na avenida Floriano peixoto...tinha me perdido do CD, mas o localizei esta semana...estou escutando-o compulsivamente...
          Hoje estava escolhendo: 
quem é mais poeta ?
          Chico Buarque ou Aldir Blanc ???
          Páreo duro...Chico ganha no ROMANTISMO e quantitativamente, e mostra a cara cantando, muito bem...
          Aldir vive recluso, como um grande psiquiatra, mas dança na Banda de Ipanema, onde certa vez alguém segurou no seu braço e perguntou:
         O Senhor é Aldir Blanc ?
          Aldir, bebendo e brincando olhou de cara atravessada e disse:
          Sou eu, por que...
          O transeunte falou:só voltei a morar no Brasil por conta da sua canção:
          Eu sou o irmão de HENFIL...era Betinho, o sociólogo que antes de falecer criou a campanha contra a fome, e é citado na música O Bêbado e o Equilibrista...
          A POESIA de Aldir Blanc é mais profunda do que a de Chico Buarque, por que trás um substrato psicológico, psiquiátrico,psicanalítico, devido a formação do compositor...
          Me surpreendo com tantas frases bonitas, profundas, penetrantes, verdadeiras flechadas no eu profundo, sangrantes,mas curativas, profiláticas...
          Veja o que grifei hoje:
          Em mulheres como você , as ilusões se afogam sem sair da superfície...
           VÍ A CARÍCIA SE TRANSFORAMR EM BOFETADAS...
           EU BEIJO NA BÔCA DE HOJE AS LÁGRIMAS DE OUTRA MULHER...
          Basta, vou mostrar aos meus amigos, meus leitores um pouco deste LUXO INTELECTUAL:
          Aldir Blanc.




PRA QUE PEDIR PERDÃO: ALDIR BLANC E MOACYR LUZ.


50 ANOS...ALDIR BLANC


          QUEM ACREDITOU NAVIDA COMO EU.


     VIDA NOTURNA ...ALDIR BLANC


          ME DÁ A PENÚLTIMA...ALDIR BLANC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário