quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MEMORIAS DE MINHA MAE...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL



               Após os seus oitenta anos, na velhice física,argüia a minha mãe sobre a vida...sobre o que tinha sido feito ...Ela me respondia taxativamente:NA VIDA, SÓ NÃO ME ARREPENDI, FOI DE TER FEITO MUITAS CARIDADES...ISSO É TUDO.
              Quando me despedia da minha mãe, na estação do ônibus da RIOGRANDENSE,após o fim de semana no interior, em Nova Cruz,,quando voltava para Natal para estudar,escutava a voz da minha Mãe, gritando pela janela do ônibus:meu filho,primeiro os pobres...
               Tenho certeza que isso faz a DIFERENÇA...como é importante o BERÇO...
              E agora, lembrei-me de EXEPEURY:conheci a grandeza humana,não quando voava, atravessando os oceanos pacíficos, atlântico,índico...
               conheci a grandeza humana, criancinha, quando adoecia,e minha mãe vinha de ponta de pés,de madrugada, me buscar, para dormir no seu quarto.
             FELIZ DO HOMEM ADULTO, QUE TEM SAUDADE DO CHEIRO DAS SUAS FRALDAS...
              FELIZ DO HOMEM MADURO,QUE APÓS TANTOS ANOS, AINDA É UMA FUNÇÃO DO SEU BERÇO... e é incapaz de trair as suas convicções.
                  MEU FILHO, PRIMEIRO OS POBRES,FARDO COLOCADO NO MEU LOMBO,NA MINHA JUVENTUDE,QUE HOJE ME FAZ FLUTUAR E SER FELIZ...E CONVIVER COM DEUS...E TER A NOÇÃO DE SER LITERALMENTE IGUAL.. E TER A FUNÇÃO DE FLORESCER DIARIAMENTE EM VIDA... e de ser um sol, nesta tempestade...e este prazer imenso,de apertar a mão dos lixeiros...
               Quem tiver coração de ferro,que faça bom proveito...o meu é de CARNE e SANGRA TODO DIA.

A Caridade Segundo o Apóstolo Paulo

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine".
"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria."
" E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria". "A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; não trata com leviandade; não se ensoberbece".
"Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade".
"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior destas é a caridade" ( Paulo, I Coríntios, CAP. XIII, vers. 1 ao 13).

"Todos os deveres do homem se encontram resumidos na máxima: Fora da caridade não há salvação" (Allan Kardec, Evang. S. Esp., CAP.XV, item 5).
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua trans formação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações". (Allan Kardec, E.S.E., XVII, 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário