domingo, 16 de novembro de 2014

A FAMÍLIA VALENÇA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

          A Pianista Cornélia  Valença, aos 90 anos...
a mesa do Santo Encontro...nostálgico, de despedida, de reconhecimento de talento...
          CORNÈLIA VALENÇA E FRANCISQUINHA VALENÇA...
          Professora EULINA BEZERRA, minha tia e madrinha de batismo...COM GRACINHA...







          A ÚLTIMA FOTO DE CORNÉLIA NA SAÍDA DO ENCONTRO...QUE DEUS A TENHA NO CORO DOS ANJOS.



               TIVE grandes prazeres na minha infância...mamas de leito farto...farto leito...
               Deus sempre morou no nosso jardim e no nosso pomar...mamãe conversava com DEUS e com as plantas...me falava de Guerra Junqueiro, de Artur da Távola...de poesia, de música e me ensinou: 
               TUDO É MAIS VALIOSO DO QUE O OURO, O METAL O DINHEIRO, o que meu pai tinha muito...
              ESTUDEI no Colégio Nossa Senhora do Carmo, das freiras Franciscanas, dirigido á  época por Madre Calvário, irmã de Dr. Mariano Coelho...quanta inteligencia, quanta disciplina, quanto afeto, quanto estímulo...
             Neste colégio encontrei almas boas  que hoje são raras:Irmã Luiza...que pessoa adorável...que religiosa...quanta fé ...me contagiou...
               O COLÉGIO ainda não tinha piscina nem internet, mas tinha um ambiente para fazer Cristãos e primava pela cultura...
               MENSALMENTE o grêmio apresentava um SHOW, desses que,  ainda hoje não chegaram na REDE GLOBO...
              Voz,microfone, talentos, desempenho pessoal, poesia, dublagem, escretes, corais, palcos, misancene, fantasias...

               ESTES Shows eram comandados pela FAMÍLIA Valença:Cornélia, a tia solteirona, os irmãos VALENÇA:
          NELITA,FRANCISQUINHA,ANTÔNIO e JOSÉ...este povo esbanjava talento, desempenho,cantavam, bailavam, representavam...cantavam em côro...em uníssono,afinadíssimos, graciosos, simpáticos, dedicados a cultura...
               OS SHOWS DA FAMÍLIA VALENÇA NUNCA ME SAÍRAM DA MEMÓRIA...
               A TIA CORNÉLIA era exímia pianista...tocava orgão nas missas...tinha conexão com o céu...era uma virtuose...comandava os sobrinhos, que eram órfãos de mãe...moravam com uma tia que só tinha um filho, o PIANISTA GERALDO VALENÇA, do naipe de Valdemar Ernesto, seu amigo íntimo... 
               ainda hoje GUARDO NA LEMBRANÇA AQUELES MÚSICOS, POSTO QUE SÓ ME CURVO AO TALENTO...
               UM DIA, SOUBE QUE CORNÉLIA ESTAVA EM NATAL COM A SOBRINHA FRANCISQUINHA...
             QUIS UNIR AS DUAS PONTAS DA VIDA...
            TELEFONEI  e fui busca-las para almoçar...
             Cornélia já com  90 anos...já adoentada, sentou no meu piano e deu um show...
            Francisquinha cantou algumas canções daquele tempo...reviví a minha infãncia...compreendi a beleza dos seus grandes acordes ao piano...oh povo de valor!...
               Cornélia já almoçou com dificuldades...tinha refluxo, disfagia, mais seu sorriso era de esperanças, era UM ELIXIR...
               Cornélia tinha tanto talento que, em Recife, foi convidada pelo grande maestro Clovis Pereira para tocar orgão, naquela gravação do hino  que fizeram para JOÃO PAULO SEGUNDO...o hino começa assim: A BENÇÃO JOÃO DE DEUS...cantado na primeira visita do pontífice ao Brasil...
             pois bem, era gente deste naipe que engrandecia o colégio das freiras de Nova Cruz...
             é daí a de onde vim...
               por isto este brilho nos meus olhos...
e esta vontade compulsiva do meu coração, de querer guardar o mundo em mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário