terça-feira, 11 de novembro de 2014

EXEMPLO...

CITAÇÕES DE PATATIVA DO ASSARÉ


UMA PESQUISA DE ARISTEU BEZERRA
PDA
Patativa do Assaré era o nome artístico de Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002). Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré, estado do Ceará. Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina. Expressava-se com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, entretanto nunca se considerou um cordelista.
“Eu fui uma agricultor, enquanto eu ia trabalhando, manejando a ferramenta agrícola, eu tava também funcionando a mente, criando um poema.”
“A minha inspiração maior foi a natureza, os animais.”
“A vida no campo é diferente, viu? Mas se a gente se acostumar acha bom, acha aquele espaço de tempo muito belo.”
“Agora ninguém deve é silenciar. Deve sempre é pelejar e lutar por um futuro melhor, mesmo que ele não venha. Mas silenciando é pior. Aí é que piora.”
“Patativa é uma avezinha pequena. Ela canta muito bem e ela é assim, por cima ela é azul. Assim de frente, ela é branca e o bico bem grossinho, viu?”
“Vivo dentro do sertão e o sertão dentro de mim.”
“Tem uma cacimba. Fui eu que cavei, mas já faz muitos anos. Ela está lá. Foi quase como um milagre. Ela deu água com dezenove palmos e até hoje nunca faltou água.”
“Sabe de uma coisa, o que eu sou é um agricultor. Vivo é de minha roça.”
“A serra de Santana é meu paraíso, onde eu nasci e vivi desde criança. Comecei a trabalhar e passei ali até a idade velho mesmo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário