domingo, 18 de dezembro de 2016

O MEU PRESENTE DE NATAL...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.






          Sou um defensor da fé...
          a fé é o fundamento da esperança...na vida há a necessidade de compreender, mais do que explicar...
         Não tenho condições para explicar mistérios...a vida é fundamentada em mistérios...da mesma forma não tenho condições de justificar absurdos...
          A Fé se sente...o que mais me dá a fé é a interpretação do que eu vejo...Vejo a presença de Deus constantemente na natureza, na vida, na fisiologia das coisas, na bondade, na mão que ergue e ajuda,nos homens de boa vontade...
         Não tenho o direito nem a competência para explicar os desatinos, as desgraças, o mal destino. emfim , os mistérios...
          Quem introduz a fé na nossa mente, na nossa vida são os nossos pais, através das palavras dos atos, das ações,e da continência diante das blasfêmias e dos mistérios...
         Minha mãe fechava os olhos quando comungava, sempre de mantilha na cabeça...era o ato que ela praticava com maior respeito e reverencia...Meu pai não admitia uma blasfêmia nem uma explicação sobre fatos que acontecem e a gente quer explicar como culpa de deus...é impossível explicar mistérios...mesmo com toda fama...com toda eloquência...com todo estudo...com todo conhecimento universitário...
          A Fé nasce do simples, do óbvio,do natural, está na sensação de ver triunfar o bem, a caridade, a tolerância,este sentimento resumo de tudo, que é o de, no fundo se sentir igual a todos...
          Agradeço a Deus por ter sempre estudado em colégios religiosos...foi no Ginásio Nossa Senhora do Carmo que eu fiquei ainda mais perto do DEUS dos meus pais...Tive professoras como Irmã Luiza, que durante o primeiro e o segundo ano primário, me deram um curso de teologia...com aulas  orais, com exemplos de vida, com sincronia entre intenções e gestos...
grande  colégio de Nova Cruz...
          Não existe felicidade sem Deus e sem fé...sem estas faculdades existem equívocos...falácias, raciocínios tendenciosos...ilusões...
          Certa vez reclamei a um médico sobre uma propaganda de um carro de luxo...a propaganda dizia: compre  tal carro e comece realmente a viver...o colega achou perfeitamente correta esta afirmativa...eu disse: isto é um absurdo...é uma afronta a dignidade humana...hoje ele já deixou o carro na garagem e não vive mais...acreditava na falácia da mídia...do ter...nunca foi...apenas tinha.
          Resolvi escrever este ensaio teológico ao constatar uma graça na minha vida:Ontem meu filho, Breno, levou o meu neto para conhecer a estátua de Santa  Rita de Cassia....Santa Rita dos impossíveis...a minha protetora, cuja devoção herdei da minha mãe, e com quem sempre contei na vida, intercedendo  a DEUS nas minhas angústias e aflições...
          Agora Breninho,que já me pede a benção, com dois anos de idade,num gesto litúrgico e de respeito e sobrenatural, vai compreender porque na sala do seu avô existe um altar de Santa Rita, em lugar de destaque...irremovível...no ponto central da minha sala...vai compreender quando eu acender um círio para a minha querida Santa...vai compreender por que os meus carros tem a placa 22 de maio,2205.... o dia de Santa Rita, e por que todos os meus chaveiros tem a figura de Santa Rita dos impossíveis...
          Caminhei muito nestes sessenta e dois anos,também combati o bom combate, como São Paulo, e guardei a fé...
          Pontifiquei quarenta anos nas salas de aula...suei...dei mais do que eu podia...nunca subestimei a missão de ensinar...e ensinei para Deus...para se ser feliz...ensinei com palavras e atos...nunca me utilizei da omissão...e toda vez que era pressionado pela intolerância, pelo orgulho,pela ganancia dizia:DESCULPE, MAIS O MEU DEUS MORREU CRUCIFICADO...ESTA É A MINHA LINHA...ESTA É A MINHA QUESTÃO.

          Bom  domingo...Feliz Natal...
beijos e abraços...paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário