quinta-feira, 11 de agosto de 2016

ESCUTANDO IVO PITANGUY...



          Donna – Como enfrenta o envelhecimento?

          Pitanguy – Acho que envelhecer é uma glória reservada a poucos que têm esse privilegio. Quem não tem esse privilégio não vai saber o que é envelhecer.
           É evidente que você vai envelhecendo e tem que entender que o organismo vai sofrendo vários embates do tempo. Encaro o envelhecimento com a alegria de poder viver o presente. Tem pessoas que envelhecem menos bem, mas manter-se mentalmente lúcido já é uma grande dádiva.
           Eu, na minha idade, conversando com você e podendo responder, tendo a paciência de responder, isso me dá uma sensação de poder, de dominar a minha vida. O maior poder é você ter o sentido da alegria de viver. Até porque é uma burrice não ter, porque não existe outra opção.
Donna – Qual o segredo para manter o entusiasmo em qualquer idade?
           Pitanguy – Temos que dar a cada momento densidade e qualidade. Ter momentos agradáveis e prazer de revivê-los. Alguns momentos são mais difíceis, mas a gente acaba entendendo que nada é eterno, nem o bem-estar e nem o mal estar. 
          Acho muito importante festejar a vida, festejar o momento de vida. Isso tudo ajuda a viver e dá aos seus momentos uma dignidade, mas sem nostalgia, e sim com alegria de tê-los vivido. 

          O que precisa ser cobrado é a alegria da eterna juventude, e não a eterna juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário