sábado, 5 de novembro de 2016

DESONRAR...UMA GRANDE DESONRA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

 

            Quando eu era criança lá em Noca cruz, a palavra mais cruel era deflorar uma moça...desonrar uma virgem...isto soava na nossa cabeça como um grave acidente, com perdas sanguíneas, feridas,órgãos genitais mutilados...
              Um namorado que deflorasse a namorada era um bandido...a ação era de imediato condenada...isto ainda persistiu na segunda metade do século passado...
             Certa vez a empregada da minha tia começou a namorar...o namoro foi tendo um progressivo upgrade...até que um dia se descobriu:Castanhinha deflorara margarida, que era de menor,ela estava grávida... o que tornava o caso mais hediondo e horripilante...
              a minha tia Eulina, dona da casa e patroa de Margarida, solicitou ajuda do irmão, o saudoso Tio Paulo, um homem que tinha nas mãos o sentimento do mundo, e no coração toda a bondade e a compreensão que você já procurou na vida....
             Tio Paulo escutou a história e disse:eu não tenho a chave para fechar xibiu de ninguém...a única coisa que eu posso fazer é falar com Castanhinha para ser o padrinho da criança...
             De outra vez, desonraram uma menina moça muito precocemente e provocaram  o Tio Paulo para emitir uma opinião...
               O velho Tio respondeu calmamente:por que tanto assombro?
             A avó desta moça foi desonrada na época da guerra, em 1955 foram desonradas as  tias, e agora entrou na nova geração...em suma: é uma putaria que está passando de mãe para as filhas desde 1930.

          O velho Paulo também dizia:
Em casa que mulher manda, até o galo canta fino...
          Francisco Canuto  Filho, dono do Curso Hipócrates sempre dizia, quando se referia a um sortudo:
         Ele tem mais sorte do que mulher da bunda grande....

Nenhum comentário:

Postar um comentário