sábado, 20 de julho de 2013

UMA NOITE NO GUINZA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.







               A coisa mais bem feita pelo homem, em natal, é o MIDWAY...sem defeitos...lindo...
               A outra coisa mais bonita, feita pelo homem, é a ponte Newton Navarro...a diferença é que o realce da ponte é dado pela natureza...o encontro do rio Potengi com o mar, que aos olhos cria uma liturgia sem par á vida, a alma, ao coração, á vida interior....

               No MIDWAY,a beleza maior está no terceiro piso:O TEATRO RIACHUELO E O GUINZA...AH SE ESTE ESTADO TIVESSE DEZ NEVALDO ROCHA!!!
               ONTEM Á NOITE,fomos ao GUINZA...o meu grande templo de adoração ás delícias e ao vinho...adoro o ambiente refinado do Guinza...gosto da decoração...gosto da arrumaçao das mesas, das toalhas, dos guardanapos e da fabulosa comida...fui com o meu filho , o urologista Dr. Bruno Marcelo e a esposa,Dra. Aline Rafaela, dermatologista, que a partir de janeiro de 2014, vão residir em Natal...modéstias á parte, dois médicos preparados e de fino trato,meu orgulho...
               Comemorávamos a vida, a arte do encontro,na expectativa da meia noite, onde já comemoraríamos o aniversário de gracinha, que é hoje...

               Gracinha é minha amiga e esposa há 35 anos...atravessamos esta vida juntos...cruzamos oceanos, mares bravios, eu sempre no leme, mas quando eu desfalecia, ela assumia o comando...
               Eu nascí sem compromisso, sem relógio e sem patrão...Gracinha é a disciplina, a hora certa, o excesso de pudor...a liturgia no cotidiano...

          Casei com a moça da minha infância...
casei com a moça da mesma rua, que morava na casa de frente...
nascemos e amamos no alto das flores, na margem direita do Rio Potengi...no País de Nova Cruz...

me considero o seu acaso, e ela a minha sina...mas meu corpo é testemunha do bem que ela me faz...

              O teatro Riachuelo soltou á meia noite 1500 pessoas que estavam assistindo o Show de Vanessa da mata...é um desfile interessante, onde você aprecia a passagem do bom , do ruim, tudo  misturado...vê gente que mais nunca você tinha visto...uns bem, fisicamente, outros acabados...coxos...abatidos...sem alegria...Vê a plenitude da vida de alguém e a decadência  do destino de outros...tudo isto que vejo e percebo , e tomo com vinho e flutuo no ar uma alma de cem quilos, e concluo:É O MESMO RIO, EU NÃO ME ENGANEI...
               Encontrei velhos amigos, como Dr. Leão, meu colega médico do CRUTAC, conhecí sua esposa, uma jovem senhora simpática e bonita...
               Abracei o grande psiquiatra de Natal, Dr. Douglas....um homem que me definiu definitivamente e acertadamente, quando ainda era um doutorando...é autor da definição mais real sobre mim:BERNARDO, VOCÊ VIVE EM UMA ILHA, CERCADA DE GRANDES ABISMOS...DE TEMPOS EM TEMPOS VOCÊ CONSEGUE ATRAVESSAR E CHEGAR NO CONTINENTE...MAS, ASSSIM QUE PODE , VOLTA PARA A ILHA...realmente, o meu coração é uma ilha,á centenas de milhas daqui....
               Abracei Dra. Fernanda Dias,proctologista, minha colega, e ví sua paixão recente,Dr. Leonardo, anestesista, filho de José Andrade, um radiotécnico que veio de Santa Cruz para Nova Cruz,que dava assistência técnica aos amplificadores do meu conjunto musical,OS MARCIANOS, quando eu tinha quinze anos, e a vida não tinha prateado os meus cabelos...
               Uma noite agradabilíssima, ao sabor de um PINOT NOIR...
VEJAM QUANTA COISA EU VEJO DA MINHA MESA...
BEIJOS...
BOM DOMINGO...
FELICIDADES...
               E lembre-se sempre: A VIDA SÓ SE DÁ PRA QUEM SE DEU...

Nenhum comentário:

Postar um comentário