quarta-feira, 18 de abril de 2018

MORREU QUEM NASCEU PARA SONHAR E CANTAR: DONA YVONE LARA





          Quem não veio de lá?
           
Quem não veio de pequeneninho?

          Quem não nos disse que eram demais OS PERIGOS DESTA VIDA ?
          Era assim que dizia Dona Yvone Lara, que nos deixou há 48 horas...ou seja, nasceu há 48 horas...
          É dificil compreender, mas o verdadeiro nascimento é  a morte...
          Não existe morte para a morte...ela é eterna, permanente,inadiável, inexorável...
          A morte é o nascimento para o eterno...
          Não existe remédio para não morrer...
          Ninguém faz omeletes sem quebrar os ovos...
          Dona yvone Lara,uma grande compositora, enfermeira do Hospital de Bom  Sucesso no Rio de janeiro, gravou o seu primeiro CD aos 65 anos e revelava-se:
          Nascí para sonhar e cantar...
possuia uma linha melódica somente sua, própria, inconfundível...compunha e cantava melodias lindas,capazes de mexer com o cotidiano de cada um...compunha em cima da beleza das coisas simples, e é de coisas simples o esconderijo do belo, no mundo...
          Relembrava o candeeiro da vovó...quem nasceu  e se criou onde não existia energia elétrica sabe da responsabilidade e do apego que os antigos tinham pelo candeeiro...era a luz...um tesouro para os olhos e para a mente...
          Falando em luz, me lembrei da minha infãncia e do Desembargador Floriano Cavalcanti, personagem presente e frequente na casa de meu avô, Celestino Pimentel...
          Certa vez, eu criança, estava aperreando a minha mãe, querendo que ela me desse um óculos escuro...insistia, chateava...foi quando o Desembargador me disse esta: Bernardo, seus olhos foram feitos para ver a luz do sol...eu em plena infãncia pude me surpreender com a interpretação da sua oração, e descobrir o belo numa simples frase...
          Sempre canto alguém me avisou, uma canção eterna de Dona Yvone...Acho linda o candeeiro da vovó, e Nascí para sonhar e cantar foi a revelação  MAIS BONITA, de se dizer poeta.
          Sem sombra de dúvidas, foi a compositora femenina mais importante da MPB...um linguajar á altura de Vinicius de Moraes, QUE APESAR DE CHICO  BUARQUE E ALDIR BLANC, AINDA É O MELHOR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário