sábado, 19 de setembro de 2020

A volta gloriosa do RÀDIO...por Bernardo Celestino Pimentel

                Estou observando que o rádio está na moda...a preferencia pelo rádio tem aumentado...eu hoje sou ouvinte assíduo do rádio,ligo-o as 6 horas da matina...Acho que esta volta ao Rádio se dá pelo descrédito das Redes Sociais...O Rádio é mais verdadeiro...

               A Televisão desacreditada, partidária...tudo o que ela condena nos seus telejornais, ensina como se faz nas suas novelas:traições, chifres, assaltos, rebeliões, falcatruas...daí  serem chamadas de LIXO.Se bem que a grnde televisão brasileira é a TV CULTURA...nota 10...

             A programação da rádio CIDADE faz gosto...Palpo de longe o talento de Frans  Rodrigues,o programador musical da emissora...como ele seleciona bem o repertório da 94.3 FM...

              QUERO ELOGIAR O PROGRAMA DE JENNER Tinôco e Roberto Medeiros...programa de primeira grandeza...diariamente as 6 horas.me viciei.

               Não tive a honra de conhecê-los, mas reconhecer os seus talentos , ou se curvar diante do talaento é parte indissociável de mim...

              Me impressiona a sensatez e a disciplina de Jenner, que é realçada pelo tempero picante de Roberto  Medeiros:um casamento perfeito...Tudo na FM 94.3 é perfeito.

               Mas falando em rádio, não posso me esquecer do velho seu avelino, um senhor de Nova  Cruz, que na década de 1940 comprou um rádio,sua paixão e o seu grande bem...mas  o homem põe e Deus dispõe:Seu Avelino teve que vender o rádio...precisava do dinheiro...certamente quem faz o que não pode , termina fazendo o que não quer...o ditado popular mais exato que eu aprendí no Alto das Flores, em NOVA  CRUZ....

               ENFIM, O VELHO FOI OFERECER O RÁDIO Á VENDA , AO MEU TIO PAULO BEZERRA...

             Seu Avelino era fanho e tato e fez assim o seu pregão de vendas:Seu Paulo, me compre o meu rádio...ele é bom...já canta iquita bacana todinha...do começo ao fim...(Chiquita Bacana), que era o grande sucesso da época...na cabeça do velho o rádio tinha aprendido a canção toda.

              Há muitos anos um senhor estava vendendo papagaios na feira de Santo Antonio, naquele tempo este tipo de comércio corria frouxo...um americano visitava a cidade e parou diante da  beleza dos papagaios e se foi...mais tarde voltou a barraca  e perguntou: o senhor ainda tem papagaios? o vandedor já tinha vendido os dois, mas disse, ja vendí, mas passse daqui a meia hora que eu ainda arranjo outro....

              Neste ínterim, foi em casa, pegou uma coruja de estimação e pintou de verde e a levou para a feira...o americano foi lá e comprou gato por lebre...

               Dois anos depois, o americano voltou á feira e ambos se reconheceram, o vendedor e o comprador...

               O farsante perguntou ao gringo: como vai seu papagaio?

              Ele já aprendeu a falar?

               O Gringo respondeu:falar ainda não, mas já presta muita atenção...é muito observador...

               Na fazenda mororó, em lages,está sepultado o meu bisavô, o CORONEL PORTUGUÊS, ARSÊNIO CELESTINO PIMENTEL...Toda tarde, após ter feito os seus afazeres, a velha avó convocava a neta para aprender a cartilha do ABC...

               No grande terraço assombreado só se escutava o sileêncio e a esperança da velha avó, de ver a criança de sete anos desarnar,porém a velha era TATA...

               Em voz alta dizia para a neta:eu vou dizer as letras do alfabeto e voce repete, e começava com muita disciplina: A, B, C, D,E, F, G, AA...DEPOIS ,SE VIRAVA PRA NETA E DIZIA: agora voce vai repetir...a criança repetia com muita ênfase:A, B, C, D, E, F, G, AA...

               A VELHA AVÓ FICAVA IRRITADA E REPREENDIA A NETA:ERROU, ERROU...AA diz eu que sou TATA, voce diz AA ...

               Após umas duzentas vezes,das 14h as 17h,a criança já exausta e a velha contrariada,pois a menina continuava dizendo, em vez de agá, dizia AA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário