terça-feira, 8 de setembro de 2020

 Relembrando alguns mestres da medicina do RN...por Bernardo Celestino Pimentel...



Tenho paixão pelas letras...pela palavra dita ou escrita, quando atapetada por uma experiencia, por uma sagacidade, pela lógica...
Ontem me deitei lembrando o tempo que passou, relembrei frases de trÊs mestres, do curso de medicina:
Professores Leide de Moraes, Heriberto Bezerra e Pedro germano...
Dr Leide de Moraes tinha uma presença marcante, pontificava, era dificil ter tantas qualidades sem parecer orgulhoso...eu o adorava...usava de rotina duas palavras inusitadas:
INGNONÍMIA E CONSPÍCUO....
QUANDO FUI PAI A PRIMEIRA VEZ, OCUPAMOS O APARTAMENTO PARTICULAR DA Maternidade Escola Januário Cicco,o apartamento se chamava ROSA TODO ANO,UM PERÍODO EMOCIONAL DA MINHA VIDA: ESTUDANTE DE MEDICINA, PROFESSOR DE CURSINHO E UMA CONTA ALTA PARA PAGAR NA MATERNIDADE...PROCUREI DR LEIDE E FALEI COMO ERA ALTA AQUELA CONTA...para um acadêmico de medicina, que não possuia plano de saúde...Meu querido professor sorriu e eu sentí um homem espumar de gentilezas...
Vamos supor que hoje a conta seria tres mil reais...ele me perguntou: Bernardo quanto voce pode pagar? eu respondi: cem reais...Ele, em ato contínuo se dirigiu a tesoureira e disse: Faça um recibo de cem reais para liquidar esta conta...Era um rio cheio que transbordava de sentimentos...se contava com Dr Leide...
Certa vez proferiu: a gente pode conviver com qualquer pessoa...até com um ladrão, desde que voce esteja sabendo...
Impossivel de se conviver é com o recalcado...e ratificou:
Conviver com um recalcado é impossivel...
Dr Heriberto bezerra, o pediatra voluntário de todos os meus filhos...era um professor que aplicava na sua linguagem coloquial muitas hipérboles, por exemplo:esta criança está com um rio de diarréia...expectora como um vulcão...
Dizia muito esta primícia e esta justificativa:
Detesto gente esforçado...quando voce fala que fulano trabalha muito e é muito esforçado, significa que ele não é remunerado pelo trabalho que faz...é sub compensado financeiramente....
Dez anos depois, entro no Banco do Brasil e me encontro com o velho professor...cumprimento-o com distinção e pergunto:
Como vai esta figura HIPERBÒLICA? O professor sorriu e ficou sério...notei que ficou apreensivo...
Tempos depois volto a me encontrar com Dr Heriberto e ele confessou: Bernardo, voce me deixou preocupado um dia...quando me perguntou sobre a figura hiperbólica...fiquei pensando: isto foi um elogio ou uma ofensa...á noite, ao chegar em casa, corrí pro dicionário, e olhei o que era ser hiperbólico...
estava escrito: é aquele que usa muito a figura de linguagem HIPÈRBOLE...somente asssim eu relaxei.
Dr. Pedro Germano conhecí pouco...ele era muito dedicado ao Hospital da Polícia Militar, tive algumas aulas teóricas com ele...um homem bom e muito humilde...ajudou muita gente, e deixou uma frase LAPIDAR, atual,para reflexão permanente:
O PRONTO SOCORRO DESUMANIZA O MÉDICO...
Para concluir, relembro a frase do Dr. Olavo Medeiros, na aula inaugural da disciplina de DERMATOLOGIA, onde já aposentado, foi como convidado:
Definiu a PELE como um manto que reve
ste os animais.
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário