segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O caminho para Deus há milênios...por Bernardo Celestino Pimentel

                Sou um admirador das letras...

               O encanto permanente com a frase bonita, a eloquencia, com a palavra que fere, com a palavra que acaricia e santifica , me retirou a paixão pelo futebol e pela formula um...Sou indiferente aos esportes, onde vence a atividade física...No meu time só quem goleia é a poesia...Nunca perdí a emoção pelas coisas do espírito...isto é  meu, está no meu sangue: O mais importante é que a nossa emoção sobreviva...

               Hoje raciocinei sobre duas composições, que apesar de terem sido compostas há quase um milênio de distãncia , uma da outra,tratam do mesmo assunto:O caminho para se chegar a Deus...uma composição feita em 1200, outra composta em 1960.

               Em 1200 ,sao Francisco de assis compôs a ORAÇÃO DE SÂO FRANCISCO, em 1900, Gilberto gil compôs: SE EU QUISER FALAR COM DEUS...Apesar do linguajar diferente,das épocas de estilos diferentes, estas canções resumem a mesma orientação, possuem o mesmo sentido, representam o mesmo vetor:em módulo,sentido e direção...São duas retas paralelas  que no fundo se encontram no infinito, e trespassa o coração do justo, alimenta o espírito, engrandece a vida interior, esta que conecta o coração do homem com o Céu, com o nosso querido pai...

               No dia 4 de outubro foi o dia de são francisco, que tinha uma dedicação especial aos animais...ele faleceu em 4 de outubro de 1200...

               Hoje cheguei a me emocionar com esta história verdadeira:

               Na ITÀLIA, na região de ùmbria, onde fica Assis, a terra do Santo,na  Basílica de nossa senhora dos anjos,um casal de pombos fez seu ninho

nas mãos da imagem de São francisco...

               Isto não é somente coincidencia é uma lição divina para este mundo desumano,onde os animais estão sendo queimados com as florestas, onde se abandonam bichos de estimação no passeio público...Me emocionei...meu coração é de carne, e todo dia ele SANGRA...


Se Eu Quiser Falar Com Deus

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qcbDHsWgEOA" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com Deus

Oração de São Francisco de Assis

Song by Raimundo Fagner
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ZuTkqPTqZXU" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz
Ó mestre, fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna
Ó mestre, fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna




Nenhum comentário:

Postar um comentário