sexta-feira, 19 de abril de 2019

SOBRE O CERIMONIAL DA MORTE...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL

           Eu tinha sete anos, não era tão criança como sou hoje...meu pai me chamou e disse: meu filho, a partir de amanhã eu posso morrer a qualquer hora...amanhã é 19 de abril de 1962 e eu completo 50 anos...eu fiquei perplexo...iniciou se dentro da minha infãncia o cerimonial da morte...passei a ver meu pai como um homem que poderia morrer a qualquer hora, afinal ele já tinha cinquenta anos...
          AOS 64 anos teve a primeira Trombose, ou seja UM AVC ISQUEMICO, vindo a morrer depois do quarto , já aos 72 anos.
CHICO BEZERRA, meu querido pai, era um comerciante, devoto do balcão, seu comércio era como dizia ´ZÈ Mendonça, era uma arapulca armada, esperando o comprador...Mendonça definia um comércio desta maneira....
Meu pai nunca cuidou da SAÙDE...vivia com dor de cabeça e com a pressão alta...
Certa vez chamaram o médico do SESP, DR. ANTONIO, para atender a minha vó no domicílio, que estava com um edema agudo de pulmão iniciando...cansada...
No final do atendimento, O DR ANTONIO pegou no pulso do meu pai e disse: O SENHOR ESTÀ MUITO MAIS GRAVE DO QUE A SUA MÂE...papai levou na brincadeira E NUNCA QUIS SABER DO RESULTADO...
PROVAVELMENTE o médico deve ter visto um pulso extremamente arrítimico e um grande hipertenso...
ESTA arritmia cardíaca é própria de quem ronca, pense numa coisa perigosa: RONCAR...
RONCO é a zoada que o ar faz qaundo tem dificuldade de chegar aos pulmões, esta falta de oxigenio vai matando o individuo lentamente, apesar do ingenuo dizer: ah eu durmo muito bem... eu durmo tanto que ronco....um perigo...isto se chama APNÈIA DO SONO...
POR ter tido APNÈIA DO SONO, DEZ ANOS, hoje tenho uma arritmia cardíaca importante...
HOJE durmo com CIPAP, tomo ANTIARRÌTIMICO E TOMO ANTICOAGULANTE RELIGIOSAMENTE...não quero repetir meu pai....Na minha família só se morre de trombose...jamais deixarei de tomar o XARELTON, o anticoagulante....Deixo este recado para os meus leitores...
Hoje, se vivo fosse, meu velho pai faria 107 anos...
Mas ratificando o filósofo Paulo Bezerra Souto, meu tio, NÃO EXISTE REMÉDIO PRA NÃO MORRER...
        




            QUANTO A MIM, JÁ TENHO 63 ANOS, E EM 8 DE MAIO FAÇO 64, NÃO DEIXO O MEU SANGUE COAGULAR, ISTO EU POSSO...PREFIRO A GAIOLA A UM TIRO, COMO ME DISSE UM SABIÁ...NO MEU OUVIDO...
          


EU SOU OS MEUS MELHORES AMIGOS, MAS TAMBÉM SOU OS MEUS PIORES INIMIGOS...CONVIVO COM ELES COMO SE FOSSEM DA MINHA FAMÍLIA...ELES SE HORORIZAM COMIGO E EU NADA ESPERO DELES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário