sexta-feira, 5 de abril de 2019

INTROSPECÇÃO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.



               Penetro profundamente nas coisas, na mesma intensidade que as vejo superficialmente...
               Tanto sou profundo como superficial...sou multifacético, como o diamante, que quando lapidado tem 57 faces e é chamado de brilhante.
               Passo anos degustando  á superfície, até que, de soslaio me assusto com a profundidade e lamento a gravidade de nunca ter penetrado no é da coisa, no miolo, no real...
               Como me assusto quando me dou conta de mim...
               Como me espanto quando vejo que passei batido...
               Como me preocupo quando , subitamente, percebo a distância do superficial para o profundo...SOU HÍBRIDO, tanto sou superficial como profundo...
               Como me abomina nunca ter compreendido antes...
               Sonhar é sonhar, e não compreender é outra coisa...
               Tenho passado batido na vida, inebriado e pleno do meu contentamento, prenho de prazer, tenho vivido longe: o inteligente é propositalmente SOZINHO.
               Flutuando, levitando, um dia me amargura a direção do meu voo, enlouqueço mas já é tarde, mesmo sem INÊS está morta...
               Absorvi mais ilusões do que tempestades...não fui fundo nos meus pensamentos...o meu contentamento me traiu...de repente eu vejo os engôdos que eu engoli como DOGMAS.
               È  um simples instante, uma visagem,um barulho, que me dá a dimensão exata e real das coisas...Passo a ser instantaneamente, O VIDENTE DO QUE NÃO VI ANTES...passo a DESACREDITAR DO QUE DEI FÉ...A ABOMINAR QUEM ME BEIJOU, e estas sensações me acordam na noite e me tiram o sono.Mas , as vezes, sorriu e adormeço, eu sou uma Fortaleza do meu eu.
               VI deuses onde existiam crocodilos...vi chamas onde havia neve...vi demasiadamente pouco, fora da lógica...vi longe do real.
               A minha inteligencia me confundiu...fui míope, ingenuo e sem maldades...Tenho o  resto da vida para abominar o que não enxerguei...o que não vi...nem tão pouco preciso ver mais nada...agora, apenas compreendo...o nome disto é sonho e maturidade...vem do meu encontro no início da adolescência com GIBRAN...na fase adulta com VINÍCIUS DE MORAIS, e meu casamento na terceira idade com FERNANDO PESSOA, o único.
               A VIDA me foi pouca ou foi demais,mas dentro é feliz...é alegre e zomba do contrário dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário