terça-feira, 11 de setembro de 2018

SAUDADES DOS MEUS PROFESSÔRES DE MEDICINA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.




                  Dr. Heriberto Bezerra foi meu professor de pediatria...um excelente professor,multifacético, didático, disciplinado,fazia a sua parte...
               Acompanhou meus recém nascidos, de graça,  á época não tinha plano de saúde...me atendia no seu próprio consultório...era um homem espirituoso, engraçado, muito simpático, gentil...
               Não  gostava do termo:é muito esforçado...sua tradução era a de que: quem é muito esforçado, trabalha muito e não é bem remunerado...
               Durante as suas aulas práticas exagerava nas Hipérboles:
a criança se liquefazia em fezes...
vomitava um rio de  secreções...
tossia como uma metralhadora...
               Após dez anos no Crutac, em Santo Antônio, me encontro com  o mestre, num banco em Natal...
               O cumprimentei alegremente, e disse: Como vai esta figura Hiperbólica...Ele fez um sorriso rápido e instantaneo e ficou sério...
               Tempos depois me encontro com o mestre e ele me explica...
               Você me fez um grande susto no banco...me chamou de figura hiperbólica, e eu não compreendi o que você queria dizer...fiquei desconfiado...e matutei:  o que é uma figura hiperbólica? foi uma agressão? foi um elogio...passei o dia  matutando...tenso...
               No fim do dia , tirei o peso da minha preocupação...corri para o dicionário e fui olhar o que era ser Hiperbólico: aquele que abusa de Hipérboles...foi um tranquilizante...me acalmei...compreendi o que você havia dito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário