sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A HORA DE SAIR DA ESTRADA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.



               Sou um homem  hipnotizado pelas letras...
               Amo a palavra bendita, loquaz, exata,que surpreende a alma, o espírito, e faz a gente flutuar deste lugar comum: a rotina..a besteira... as tolices...as baboseiras.


               Ontem fui ao Céu, escutando umas frases da Grande Bibi Ferreira...
               Bibi Ferreira aos 96 anos anunciou que deixou a ribalta...saiu do palco...deixou os holofotes...que a partir de agora não dá mais nem entrevistas á televisão...viveu no palco desde que tinha dez anos de idade...seu pai era o grande Procópio  Ferreira, que no início  do século passado, se apresentou no Cine ÉDEN em Nova Cruz, no cinema do meu querido TIO PAULO BEZERRA...
               A última mensagem de Bibi para o público me fez refletir, e admira-la ainda mais...
               Afirma a diva: A Palavra parar NUNCA FEZ PARTE DO MEU VOCABULÁRIO...MAS, ENTENDER A VIDA É UMA QUESTÃO DE INTELIGENCIA.
               COMPREENDI QUE REALMENTE TEM A HORA DE PARAR...
               Não é parar simplesmente, é retomar outras estradas, outras vias...destinos que já iniciamos UM DIA E ESQUECEMOS...
               Cervantes DIZIA QUE O PRAZER ESTÁ NA ESTRADA, era assim que falava POR ELE, O dom quixote A sancho pança...E COMPLEMENTAVA, triste DE QUEM SÓ ENCONTRA O PRAZER NA HOSPEDARIA...SÓ ENTRO NA HOSPEDARIA POR QUE É A ÚNICA MANEIRA DE , NO OUTRO DIA, EU PODER RETORNARA Á ESTRADA.

               desde QUE ME APOSENTEI DA UFRN TAMBÉM DISSE A MIM: COMPREENDER A VIDA É UMA QUESTÃO DE INTELIGENCIA...
             HOJE DEDICO GRANDE PARTE DO MEU TEMPO  Á CULTURA...ESTE VENENO ATÁVICO QUE HERDEI DA MINHA FAMÍLIA...ESTOU  Visitando estas antigas estardas, QUE UM DIA, DE MÃOS DADAS COM MINHA MÃE, EU COMECEI A PERCORRÊ-LAS...
               quer ME VER FELIZ, ME DOE UMA  PRIMAVERA...QUER ME VER FARTO, ME DEDIQUE UMA POESIA,QUER ME PARALISAR, Fale-ME COM OS OLHOS...QUER ME VER DELIRAR, ME MOSTRE O SEU JARDIM...QUER ME DAR O MAIOR PRESENTE, ME DÊ UM CACHORRO...
               Vou escrever e garimpar as letras , o belo, a palavra bendita, até os últimos dias da minha vida, quando um segundo parto me levará para outra vida eterna, para outra dimensão.
               Agora  amiga,vou mergulhar no subterrãneo de dentro de mim...me desculpe, que hoje  eu só teria a minha agonia para lhe oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário