quarta-feira, 22 de agosto de 2018

DORME TÃO BEM QUE RONCA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


               É uma grande inversão de valores,achar que por que ronca muito , dorme bem... 
               O RONCO È UM PERIGO...

               Dizem que o idiota é quem conta os seus defeitos...as suas falhas...as suas melenas...já passei desta fase...quero alertar quem ronca...se recebi mais, tenho que dar mais...
               Passei a vida roncando muito, sem saber da gravidade disto...o ronco incomodava a quem dormia no outro quarto...
               Alguns anos depois, nesta pisada, comecei a acordar com dor de cabeça:cefaleia...fiz uma Tomografia cerebral e constatou-se uma atrofia grande do parênquima cerebral...
               Após um ano, fiz nova Tomografia que revelou: houve aumento da atrofia do tecido cerebral em relação a última tomografia...
               Fui ao neurologista, que ao me examinar me disse:não existe nenhum problema neurológico...
               Comecei a investigar a irregularidade do meu pulso...ao fazer um  ecocardiograma, meu ex aluno médico disse:Professor, sua arritmia cardíaca faz medo, e o senhor só sai deste consultório medicado...parou de atender e foi procurar uma amostra grátis de anticoagulante...eu falei: pode deixar que eu compro...ele disse: eu quero ver o senhor tomar...
               O RONCO ocorre por que o ar inspirado tem dificuldade de penetrar nas vias aéreas...o que mais o atrapalha é o relaxamento da língua, que cai pra cima da laringe...
               Resultado:chega no pulmão menos  oxigênio...o pouco oxigênio que circula no sangue de quem está roncando faz surgir muitas doenças: hipertensão arterial, arritmias cardíacas...
               As vezes a obstrução aérea é tão grande, que o individuo para de respirar...isto se chama APNEIA DO SONO.
               Esta Apneia do sono causou em mim uma arritmia cardíaca chamada Fibrilação Atrial...A Fibrilação joga pequenos coágulos sanguíneos para o corpo, no meu caso , para o cérebro...estes pequenos coágulos causavam a morte de alguns neurônios, daí a atrofia cerebral progressiva...
               A minha felicidade  foi : as celulas que atrofiaram e morreram não tinham muita função, e eu  fiquei sem sequelas...até por que nós só usamos 10% das células cerebrais,dos neurônios.
               Hoje,para não roncar mais, durmo com um CIPAP:um aparelho que sopra ar numa máscara facial, com uma pressão positiva.
               Tomo antiarrítmico para combater a fibrilação...e tomo anticoagulante para evitar emitir êmbolos para o cérebro...
               Não se conforme em Roncar...é um perigo...
               Esta parada na respiração de quem ronca se chama: APNEIA DO SONO.


        ainda sobre a apneia do sono...
o sono normal tem vários estágios...cada vez mais ele se aprofunda...SE VOCE TEM APNÉIA DO SONO, RONCA, VOCE SE ACORDA FREQUENTEMENTE SUFOCADO, E NÃO DEIXA O SONO SE APROFUNDAR...
É NESTA FASE PROFUNDA QUE O ORGANISMO FAZ UM VERDADEIRO CHECKLIST, E CORRIGE TODOS OS NUTRIENTES E HORMONIOS...FAZ O EQUILÍBRIO DAS ALTERAÇOES NECESSÁRIAS DO SEU MEIO INTERNO.
QUEM RONCA NÃO FAZ ESTAS CORREÇÕES,POIS NÃO ATINGE NO SONO A FAZE DE FAZÊ-LA....COMO CONSEQUENCIA ENGORDA, ACORDA CHATEADO, MAL HUMORADO E COM SENSAÇÃO DE CANSAÇO... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário