sábado, 11 de agosto de 2018

ANTONIO DO DEDO PREGADO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL








              Acordei cedo...
apreciei a chuva torrencial, beijando as minhas plantas, na minha casa, na quinta dos três bicos...          a quinta dos três bicos  foi a casa que eu construí para viver a minha próxima infância... 
foi uma homenagem nostálgica, afetiva...era a quinta dos Pimentéis em Portugal,os homens que ficavam vermelhos quando se exaltavam...ficavam da cor de pimenta...dai,Pimentel...informação dada por Luiz da camara cascudo, num dos seu livros, o livro das velhas figuras..

          Me faz bem a tranquilidade da minha casa...trabalhei a vida toda , para construir a casa dos meus sonhos...está completa...só falta a minha mãe e o meu pai...
          Beijo pessoalmente cada flor dos meus cinco jardins, repletos de pássaros soltos...
          hoje, chamei o meu empregado, um dos meus melhores amigos, Antônio do dedo pegado...
      ANTÔNIO tem uma membrana inter digital que prende os três dedos da mão...mas arrocha porca, enfia parafuso, pinta, é eletricista, dá banho nos cachorros,bota remédio para carrapato,é meu pedreiro...e é louco pelo seu patrão...não é atoa que possui moto zero km, paga com o seu suor...sua mão parece  a de uma ave aquática, adaptada a natação, como o pato...
          Já me oferecí para fazer a cirurgia...deixo a mão dele normal...Há vários anos fiz procedimento semelhante num funcionário da caixa econômica de Nova Cruz...ficou  muito bom...mas  Antônio tem medo , e criou um mecanismo de defesa...

          Dr. Bernardo, se eu descolar os dedos eu perco a minha identidade...todo mundo em Extremoz só me conhece por Antônio dos dedos pregados...vai me descaracterizar...eu entendo e sorrio....
          Antonio é o meu próximo, meu nego,meu fiel amigo, e lhe perguntei, que pássaros grandes e lindos que estão beijando a minha grama,voando pro meu coqueiro...ele respondeu:
 Dr. bernardo são as rolas  caboclas...não conhecia...as rolinhas que eu conheço são pequenas e cinzas...fiquei deslumbrado com a beleza das aves...me senti honrado em ter nos meus jardins, rolinhas caboclas...um pássaro grande e bem moreno...basta-me isto para me sentir feliz, importante...sou apaixonado pelas coisas simples...
             o meu contentamento é interior...tenho vida interior...e segundo Artur da Távola, que mamãe com cinco anos me mandou  observa-lo, pela sua cultura, dizia:

quem tem vida interior jamais padecerá de solidão...
          Dai esta alma alegre, feliz,contagiante...e uma alma alegre aformoseia  o rosto...
          Beijos para todos...um fim de semana bem feliz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário