sexta-feira, 1 de junho de 2018

UMA CRONICA REFLEXIVA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL


               APESAR DE TER UMA VIDA BOA,UMA  BOA VIDA,trago em mim excessos de preocupações, de raciocínios, e esta tendencia compulsiva de compreender o incognoscível...
               O INCOGNOSCIVEL é o que não possui uma explicaçã,pelo menos não a encontramos, mas, mas mesmo assim, vivemos procurando a causa, a razão, apesar de saber que não posso explicar mistérios nem tão pouco justificar absurdos...
               Meu Professor profano, Vinícius de Moraes, ao se referir a um seu vizinho que morreu de solidão , certa vez falou:foi um homem sobre o qual a 
vida não teve nenhuma complacência...
                AMIGA, VOCÊ JÁ CONTOU QUANTAS PESSOAS VOCÊ CONHECE E SOBRE AS QUAIS A VIDA NÃO TEM NENHUMA COMPLACÊNCIA?
               Vez por outra me dou conta destes desgarrados, que possuem imã ante sorte, e simplesmente bolam a esmo...
               Nesta semana soube da morte de um grande  senhor, pra mim um eterno rapaz...que trabalhou desde criança,andava na linha,tinha uma fé inabalável, honestíssimo,atencioso, fervoroso,um homem bom,mas só encontrou ventos  contrários...
               Aos 15 anos, me levou a mãe no consultório para uma consulta, e eu tive de dizer-lhe que era um Câncer de mama  avançado,que lhe levou a óbito em poucos meses...
               Depois impregnou se com a hipocondria, talvez até  reativa...
               A partir daí todo sinal lhe era fechado...tinha dor em todos os ossos...era impossível viver com os joelhos doendo...dedicou-se ao convento, resolvera ser frade,mas suas frutas sempre minguavam, e ele voltava a estaca da insatisfação, do desânimo...
              A sua vontade era a mais justa...a sua fé era a de santo Antônio, a sua sorte, curta como uma aura...
               HÁ ALGUNS MESES ME PROCUROU NO CONSULTÓRIO,repetindo as mesmas lamentações, que quando você espremia não pingava nada...
               Disse me que havia se casado,mas a esposa tinha falecida logo, se não me engano de tuberculose e que ele seguia aposentado, muito doente e sofria muito...não tinha nem a loquacidade de se fazer ser entendido, por isso não valorizava as suas queixas...
               soube do seu falecimento esta semana...senti...pensei...sofri...poderia ter lhe adotado como um irmão...esta lacuna  ficará para sempre:quando você percebe que a vida passou e você não fez o bem...você se sente pouco, pequeno,egoísta...fica triste...
               AMIGA,comece a procurar ver gente, que a gente não ver por que é quase nada...

               Me lembrei de uma estória  que mamãefalava:toda semana um paciente ia a um psiquiatra se queixando que  um leão queria lhe comer...o  médico conversava com o paciente 40 minutos e dizia que não existia isto, era criação de uma mente doentia, isto durante ANOS...

               certa VEZ, AO SAIR DO CONSULTÓRIO PRESENCIOU UMA MULTIDÃO EM PANICO, E ELE QUIS SABER DO QUE SE TRATAVA:
               FOI UM SENHOR QUE Saiu do seu consultório e foi comido por um LEÃO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário