segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O ENCONTRO DE NOVA CRUZ: A POROROCA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL

          Há quinze dias recebi um telefonema...era o meu conterrâneo...o poeta das Xananas, Diógenes da Cunha Lima...fiquei contente...ele  dizia que soubera que eu era , agora, seu vizinho em Pirangi, e que iria me oferecer um almoço...
          HOJE fui recebido pelo meu amigo com honras de general de cinco estrelas...conversamos, cantamos,abusamos da prosa poética,mas dos nossos olhos cintilava  a terra de Nova Cruz...um passado, um presente e um futuro...
          Pude ratificar Vinícius de Moraes:
          A VIDA é  a arte do encontro, apesar de haver tanto desencontros  pela vida...
          O poeta, presidente da academia norte riograndense de letras é plural...multifacético:
          É DE NOTÁVEL SABER JURÍDICO, contador de causos, brilhante escritor, um rio afluente de Luiz da Câmara Cascudo...
          O nosso encontro foi comparável a uma pororoca...o dia  em que o Rio Curimataú se encontrou com o Rio Bujari...
          Sua mansão á beira mar é uma Arcádia...minuciosamente planejada para eternizar o encontro...a confraternização...
          Vi todos os seus quadros, de onde escorrem a poesia que o alimenta e o torna uma fortaleza...é destas espécimes que só nascem em Nova cruz: sofisticado pela própria natureza e inteligencia...simples como as Xananas, que quem  cultiva é Deus...é uma planta cujo Deus é o próprio jardineiro...
          Presentes neste encontro de poetas, nesta Pororoca do Curimataú com o Bujari,Clênio Freire e Olindina...o ex reitor Genebaldo Barros...o ex Ministro do Supremo Tribunal do Trabalho José Augusto Delgado e a esposa  Zezé Delgado, além de minha amiga e vizinha IRIS ....
          Fomos muito bem recebidos e bem tratados pelo poeta conterrâneo, eu e gracinha...
          A Tradição na casa de Diógenes é tocar o sino em homenagem ao visitante querido...
          Hoje fui um personagem de  por quem os sinos dobram...
          Diógenes mandou tocar o sino e ele próprio o tocou...um ritual sui generis...que o caracteriza...que o torna ímpar...
          Fiquei muito agradecido pela gentileza do convite  e do encontro, que finalizou-se com um convite:
          serei entrevistado pelo poeta, na TV metropolitano,quinta feira, no seu programa de televisão...é a primeira quinta feira de fevereiro...
          Fui recebido como se fosse a Primavera, mas eu não sou tanto...
          O que faço é viver a vida dos homens...não sou inquilino do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário