terça-feira, 16 de janeiro de 2018

FILOSOFIA DO POETA...

FRASES BEM-HUMORADAS DE MÁRIO QUINTANA
“A psicanálise? Uma das mais fascinantes modalidades de gênero policial, em que o detetive procura desvendar um crime que o próprio criminoso ignora.”
“Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.”
“Eu moro em mim mesmo. Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom, assim tenho menos lugares para perder minhas coisas.”
“E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vida dos insetos.”
“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”
“A verdadeira coragem consiste, apenas, em não nos importarmos com a opinião dos outros. Mas como custa!”
“No dia em que estiveres muito cheio de incomodações, imagina que morreste anteontem… Confessa: tudo aquilo teria mesmo tanta importância?”
“Quantas vezes a vida nos revela que a saudade da pessoa amada é melhor que a presença dela.”
“Acho que o céu deve ser muito chato, porque lá tem chatos de todos os séculos.”
“Quantas vezes a gente, em busca da ventura, procede tal e qual o avozinho infeliz: em vão, por toda a parte, os óculos procura tendo-os na ponta do nariz.”
“Oh, preguiça, por causa tua quantas más ações eu deixei de cometer.”
“Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, é mais que perda de tempo… é perda de vida. “
“Há uns que morrem antes; outros depois. O que há de mais raro, em tal assunto, é o defunto certo na hora exata.”
“Deixem o outro mundo em paz! O mistério está aqui!”
“Às vezes precisamos abandonar a vida que havíamos planejado porque não somos mais a pessoa que fez aquele plano.”
“Se eu pudesse, eu pegava a dor, colocava dentro de um envelope e devolvia ao remetente.”
“Que loirinha, que nada! Sensual é o gorilão. Ou não notaste que ele tem os peitos da Rachel Welch?.”… (Referindo-se a Jéssica Lange na segunda versão do filme King Kong)
“Eu, agora – que desfecho! Já não penso mais em ti… Mas será que nunca deixo de lembrar que te esqueci?”
“… E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado…”
“Se tiver de me esquecer, me esqueça. Mas bem devagarinho.”
Mário Quintana (1906-1994) nasceu na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Ele foi poeta, tradutor e jornalista. É considerado um dos maiores poetas do século XX. Mestre da palavra, do humor e da síntese poética, em 1980 recebeu o Prêmio Machado de Assis da ABL e em 1981 foi agraciado com o prêmio Jabuti. Mário Quintana não se casou nem teve filhos. Viveu de 1968 até 1980 no Hotel Majestic, no centro histórico de Porto Alegre. Nesta cidade, veio a falecer no no dia 5 de maio de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário