sábado, 24 de junho de 2017

CIRURGIA BARIÁTRICA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.








          Passei 60 anos da minha vida carregando 110 kilos numa carcaça de 1.60m...era pletórico, tinha o pescoço proconsular, características que predispõe ao enfarte...
          Há dois anos resolvi fazer a CIRURGIA BARIÁTRICA, com o meu ex aluno de medicina, Dr.Carlos Alexandre...escolhi-o pelo fato de ser um bom médico e só me ofereceu facilidades...acertei...
          HOJE me considero um PAPILLON: o homem que fugiu do inferno...
          Se bem que ninguém faz omelete sem quebrar os ovos...a cirurgias trás também pequenos problemas...mas no geral, COMPENSA DE LONGE...
          Ontem minha filha me mostrou uma retrato meu jantando em Portugal, LISBOA, eu fiquei impressionado como Deus me livrou de ter tido um enfarte...tinha obesidade mórbida mesmo...um IMC de 44%...só Deus pode ter livrado me de não ter tido um grande problema cardíaco....
          Os problemas que a cirurgia trás são mais veniais do que os pecados mortais de ser obeso mórbido...
          è triste ser gordo...
          O MUNDO detesta gente gorda...
          Venci a resistência quando soube que o endocrinologista famoso do RECIFE, Cláudio Cavalcante desabafou na sala de aula:
          Passei minha vida tratando clinicamente a obesidade...ganhei muito dinheiro...mas no fundo nós não sabemos tratar a obesidade...
         se eu fosse obeso, já teria feito a cirurgia BARIÁTRICA...
          Explicando num nível mais alto, os problemas resultantes desta cirurgia, são pecados veniais...adaptáveis...evitáveis...menores...
          Tudo causado pela mudança radical no aparelho digestivo, que do esôfago até o angulo esplênico do cólon é inervado, predominantemente pelo NERVO VAGO, que trabalha na base do FEED_BACK, ou seja no RETROCONTROLE...a medida que o alimento progride no aparelho digestivo, um tipo de secreção é eliminada,para disciplinar um tipo de digestão, que já provoca a eliminação de outra enzima...
          A CIRURGIA BARIÁTRICA ENLOUQUECE O NERVO VAGO, acaba com os FEED_BACKs, com os RETROCONTROLES...daí a estase na vesícula e vias biliares e a formação de cálculos na vesícula...a náuseas...
          O BYPASS,colocando lá na frente o alimento, prejudica a sua absorção, resultado,se você comer algo muito osmolar, há um pico de insulina e você faz HIPOGLICEMIA, pois absorve pouco açúcar, em relação a insulina que é secretada...
          FALTAM coleréticos e colagogos para a digestão do bariátrico, pela alteração dos FEED_BACKS...
          Mas no geral, a cirurgia Bariátrica compensa...o que não compensa é ser gordo...viver debaixo dos riscos da obesidade mórbida, que é a mãe de todas as desgraças hepáticas, cardíacas, e renais...
          VALEU Dr. Carlos Alexandre Fonseca, vulgo XANDÃO...muito obrigado...
          No dia 31 de outubro completo dois anos de cirurgiado...estou contente...faço musculação...estudo acordeon e piano por música...tenho uma dieta sadia, e vivo amenizando a minha fibrilação atrial crônica, refratária, que me  foi causada pelo homem gordo, via apneia do sono...por isto evito uma vida de estreses...também faço yôga, uma imensidão a ser conquistada, pela vida interior....

Nenhum comentário:

Postar um comentário