quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A TENDENCIA DE SE JULGAR PELAS APARENCIAS...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

          Brena está dizendo que, no livro de Chico Buarque, LEITE DERRAMADO, que ela está lendo,é dito que uma das características de quem está ficando velho é falar sempre do passado...do que foi...do que passou...do leite derramado...
          Será que estou ficando velho?
por que esta lembrança constante de tudo?
          Por que esta evocação permanente pelo ontem, pelos que se foram,pelos que me ensinaram e muito?
          Agora, tenho sete anos...são duas horas da tarde...estou com meu pai, de pé, no BALCÃO DO NOSSO ARMAZÉM...quem TEM COMÉRCIO VIVE COM A ARAPUCA ARMADA ESPERANDO QUE ELA DISPARE, QUE É QUANDO CHEGA O FREGUÊS...JÁ DIZIA ZÉ MENDONÇA...
          DE REPENTE,desfila pelas nossas portas,um jovem que ganhara uma grande herança, ele inaugurava o seu carro zero kilômetro, o desejado da época: uma linda aero willys...era o sonho de consumo  dos anos cinquenta...
          Os meus olhos de criança se acenderam de desejos, via de perto uma aero wilys  novinha, que só tinha visto nas páginas de O CRUZEIRO...
          Com um semblante de admiração e cobrança digo a meu pai:papai, FULANO está é bem, passou num carro zero kilômetro...
          Meu pai, fechou a cara e num tom de repreensão me falou:
          Meu filho,nunca diga que alguém está bem por que comprou um carro novo...seu pai pode comprar á vista vinte carros deste agora, sem ir no banco, basta abrir o cofre...não julgue as coisas e as pessoas pela aparência...no entanto,eu nunca tive um carro...ando de ônibus e  de trem, no bacurau...nem por isto estou mal...
          Hoje , em Pirangi, soube que o carro vizinho a minha garagem custa 750.000.00, passei a tomar mais cuidado ao estacionar, e me lembrei deste episódio do meu pai...meu velho chico...
          Agora escutem LUIZ GONZAGA, e descubram se uma coisa tem a ver com a outra.
        Certas histórias não param de acontecer em nós até o fim da vida.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário