sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O velho Arsênio

Dona Maria I, a louca, irmã de D. Pedro II, contava com dois comandantes no exercito português: Bernardo celestino Pimentel... e sizenando celestino Pimentel, filhos da tambem coronel do exercito, ARSÉNIO CELESTINO PIMENTEL.(MEU TATARAVO)


arsénio era o avo do professor celestino Pimentel, que era o meu avo. o pai da minha mãe.


lendo o livro das velhas figuras, de câmara cascudo, edição de 1976, na pagina 161, vejo a descrição seguinte:



o velho arsénio celestino Pimentel, do exercito português, tinha seu solar na vila nova de Portimão... castro velho, com pedras D'armas ilustre onde surge lendário e fulvo, um leão na chapa do escudo.



o coronel casou em família de franca. Dois filhos nasceram, alegrando a beleza da quinta dos três bicos, casa solarenga dos pimenteis, ramo fidalgo que se fixara no Algarves.


começa a idade dos estudos... Bernardo celestino, o primogênito, seguiu para a universidade de Coimbra, onde se bacharelou em direito, sizenando celestino, repetindo a viagem paterna, voltou engenheiro.




A viúva. Grávida deu a luz a um filho póstumo, arsênio celestino Pimentel (meus bis avo). EM 16 de abril de 1830. No tempo justo, enviaram no para Coimbra, havia de ser MEDICO.



Essa era a época convulsa na terra de Portugal... Arsênio celestino Pimentel, abandonando expositores e cadáveres, mete se na revolta... batera se em todos os conflitos...


Os irmãos, entretanto vencem, sobem. Bernardo e nomeado governador dos Açores. Sizenando e oficial do corpo de engenheiros, ambos são estudiosos, sisudos, impassíveis, na tradição clássica dos algarvinos aristocráticos.


Em 1834, arsênio foge. Vem ate os Açores... Recusa se de assinar o pedido de indulto à rainha, como o irmão lhe pedira. NÃO PISARA NA AREIA DE PORTUGAL, ENQUANTO REINAR D. MARIA I. decide se pelo BRASIL.



Pernambuco. arsênio e alto, forte, ágil, bonito, toca piano, entende de medicina, entende de tudo.ensina, clinica, .



Em1873 esta em natal para sempre... Por aqui viveu varia fortuna. o tempo pintou de branco a sua barba. Era salineiro, pequeno proprietário, dava remédios. Casaram, os filhos vieram: Maria perpetua ,Celestino Pimentel, professor e varias vezes diretor do ATHENEU, (meu avo), arsénio que foi pro norte, e Maria rosa, casada com Luiz damasceno bezerra.



Toda a cidade o conheceu e respeitou...


Era o velho arsénio...


A 17 de Agosto de 1916, na fazenda MORORO, em LAJES, faleceu ARSÉNIO CELESTINO PIMENTEL( O MEU BISAVÔ), o guerrilheiro de Maria da fonte, o académico de Coimbra, fidalgo da quinta dos três bicos, no reino dos Algarves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário