segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Reliquat da Medicina do Rn...por Bernardo Celestino Pimentel

 


MADRID,2016


                 Recebi um pedido do meu querido amigo, Dr Hipólito, Urologista, meu ex aluno e gente que me considera muito, me pedindo um Dossiê, sobre  reminiscencias da medicina do RIO GRANDE DO NORTE, do passado...
               Neste artigo vou escrever o que me lembro agora, a seu pedido...
               Primeiro: A PRIMEIRA VEZ QUE A PENICILINA FOI USADA NO ESTADO:
               em Janeiro de 1918.
               A minha avó materna< ANNA LIMA PIMENTEL pariu o seu sétimo filho, numa casa na rua da conceição, casa onde morou o padre João Maria...
               NO POST PARTO teve uma infecção puerperal...foi assistida pelo Dr.Januário CICCO, que disse:
               Vou testar nesta paciente uma substancia recém descoberta por ALEXANDER FLEMING, era A PENICILINA...
              Apesar da dedicação e o esforço do médico extremamente humano, a paciente veio a óbito, no dia 18 de janeiro de 1918, juntamente com o recém nato, que se chamava EUGENIA, que seria o sétimo filho do PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL, que era o esposo da poetisa...foi neste ano que Câmara Cascudo começou a escrever e a publicar, segundo ele mesmo fala, no livro das Velhas figuras.
               Tempos depois, Dr.NESTOR DOS SANTOS LIMA,irmão da poetisa,casou-se com a sobrinha do Dr. Januário Cicco....
               As sobrinhas do Dr januário moravam numa casa , vizinha ao edifício 21 de março...eram exímias pianistas clássicas...conheci-as, ainda criança...A  Praça Padre joão Maria era inundada pelo som de um piano de caldas, que vinha da casa  das pianistas:conheci DULCE CICCO e HELENA CICCO, que era a esposa de Tio Nestor Lima...Helena se trajava impecavelmente...tinha uma maquiagem exagerada...castigava no CILION, que trouxera do Rio De Janeiro...
               A filha do Dr Januário também tocava piano e morreu ainda moça,uma jovem...O Pai fez um mega túmulo onde colocou todos os pertences da filha, inclusive o piano, que pode ser visto no cemitério do alecrim.

               O Dr.JOSÉ TAVARES, um cirurgião mais completo que este estado  produziu...operava tudo, e no inicio da carreira ESTUDOU NA Alemanha...
               Repetia esta máxima:
               FELIZ DA DOENÇA QUE UM BISTURI RESOLVE...MORAVA NA RUA Assù...FAZIA SEMPRE ALUSÃO AO TIROCÍNIO CLÍNICO DO Dr.LUIZ ANTÔNIO FERREIRA DOS SANTOS LIMA...O MAIOR CLINICO DESTA TERRA...inclusive , apesar de clinico, auxiliava as cirurgias do Dr.Tavares, para fazer a correlação clínico cirúrgica.
               Numa véspera de Natal, fui a casa do Dr. Tavares, deixar um presente, um prato de prata,conversamos muito, ele já sem enxergar direito, vestido num roupão azul, e ele
 me disse:
               AS MÃOS DO SEU TIO LUIZ ANTÔNIO TINHA A PRECISÃO DE UM ULTRASSOM DE HOJE...EU ABRIA O PACIENTE COM SEGURANÇA QUANDO ELE EXAMINAVA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário