sexta-feira, 3 de novembro de 2017

AS COISITAS DO NOVA CRUZ DO NUNCA MAIS...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

              Bons tempos aqueles em que eu tinha um sorriso largo e existir era diferente de viver...
          Nova cruz sem luz e sem água, mas meus sonhos claros como um dia, e o meu jardim repleto de orvalhos de sonhos...
               De repente me vem á tona os tipos psicológicos da minha terra, e eu me lembro de velhas estórias que me fizeram rir...
               Na chegada dos telefones na cidade, todo mundo dava uma telefonada para ver como era...
              Seu Zezinho, bodegueiro em cuja bodega tinha até mertiolate, foi a mais sortida que eu conheci...O comerciante levanta-se eufórico para atender o seu primeiro telefonema...escuta:
Seu Zezinho, o senhor tem sardinhas em lata...o senhor solícito e orgulhoso responde: tenho, quer quantas latas? o interlocutor responde: Homem, solte as bichinhas...o comerciante desligou o telefone com angina pectoris.

                        
              Já Marieta,afrodescendente, filha do querido Sebastião Vedar, era quem puxava a ALA MOÇA de José Peixoto, nas passeatas...
               E a passeata desceu pra fazenda LAPA, a casa do Coronel Severino Augusto de Morais...
               A morena não se aguentou quando viu o telefone dando bobeira e disse: vou já ligar pra madrinha Lila...Dona LILA era a esposa de Dr Octacílio, e era Geraldista, apoiava Geraldo Guerra para prefeito...já era perto de meia noite quando Marieta LIGA:
               Madrinha Lila diga onde eu estou? a senhora já atendeu aborrecida pela hora...
              Eu estou na LAPA, na casa do Coronel,no comício de José Peixoto...já comi foi muito...banquetão....e acabei de soltar um PEIDO.
               Resposta de Dona Lila:
foi safada?...por que não colocou o cu no telefone para eu escutar?...

               Mas comerciante mesmo era José Cirilo...ninguém saía da loja do homem sem comprar nada...ele sabia oferecer...substituir...era simpático...paciente.
              Certa vez, Reginaldo Miranda, meu sogro, entrou na loja de JOSÉ e perguntou se tinha GILLETE...o proprietário se desculpou dizendo: infelizmente está faltando, mas eu acabei de receber uns pínicos muito bons...veja , observe, que coisa fina...
               Seu Reginaldo ficou sério, e respondeu:são lindos José,mas  como danado eu vou fazer a barba com um pinico?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário