quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

UM GENIO TUPINIQUIM...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

Na minha vida, conhecí pessoalmente um gênio... aliás, conheço...
Era uma vez uma criança, que já menino grande, ajudava ao pai, a arriar óleo de motor de caminhão, em um Posto de Gasolina de Parelhas... de calção e de pés no chão...sujo de óleo...
UM dia, o menino grande disse ao pai: pai, preciso estudar, isso não é vida pra mim... veio para Natal, e conseguiu terminar Medicina...
Identifiquei a sua genialidade, ao me fazer uma pergunta, após eu terminar de proferir uma aula teórica na faculdade de Medicina, no quarto ano...
Do assunto que eu tinha exposto, fez a pergunta mais complexa e difícil.... a pergunta da genialidade...a pergunta de quem já sabia o óbvio...
Ainda como estudante, dava plantão no interior, para sobreviver e terminar seu curso...UM dia ,chega no plantão, uma criança que um trator tinha passado por cima... a criança com traumas abdominais e torácicos...chocando... o quintanista de medicina atende, compreende e diz:ponha na sala, que eu vou salvar a criança... o anestesista questiona....você não pode fazer isso, que você ainda é um estudante.... o gênio responde: então coloque no prontuário, que eu disse que tinha condições de salva-la, e que o senhor preferiu que eu a encaminhasse para Natal, mesmo sabendo que ela Não chegará em Tangará... a criança está com um choque hemorrágico...O anestesista reconsidera, diante da veemência e segurança do estudante... a criança foi levada para o centro cirúrgico...
Foi feita uma toracolaparotomia, com drenagem torácica, esplenectomia,múltiplas ressecções intestinais, hepatorrafia... quando a cirurgia terminou, o estudante gênio falou: a criança está salva e entubada...Vou leva-la até Natal, vou também na ambulância,para que receba cuidados de UTI, e trouxe para a UTI do Hospital Walfredo Gurgel....internou-a na UTI,e acompanhou o pós operatório, agora já com o respaldo de outros médicos...
Moral da história: a criança escapou muito bem obrigado, após um complexo post operatório...
Existe um Gênio entre nós... poderia ser o protótipo, para representar a grandeza da nossa faculdade, desde a sua criação... O Doutor tem uma Habilidade fora do normal... é muito inteligente...ler muito...estuda muito... e tem tranqüilidade para operar tudo...confia no taco.Atualmente,vive em Currais Novos, como médico, e está fazendo procedimentos endoscópicos de ponta, para o Sus, uma vez por semana em Natal.
Viva o TALENTO... Viva a inteligência....Viva o trabalho...Viva a competência...
Minha homenagem ao meu ex aluno, Dr Flaubert.

Flaubert, nunca se esqueça: você é um gênio... eu, as vezes, penso que você, nem se da conta disso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário