quarta-feira, 5 de abril de 2017

O PODER TERAPÊUTICO DA MÚSICA

Escutar uma música faz esquecer a dor. Isso acontece porque a região do cérebro que trabalha na interpretação dos sons, que serão reconhecidos como agradáveis, é a mesma que atua quando sentimos dor. Como os circuitos responsáveis não podem processar estímulos diversos a um só tempo, basta ouvir uma bela melodia para que a percepção da dor logo dê lugar à sensação de relaxamento.
Munido de preciosas informações sobre reação que cada tipo de som desperta no organismo, o musicoterapeuta é capaz de conseguir benefícios mais adequados do que conseguiríamos ouvindo nossa canção favorita em casa. Existem melodias que propiciam uma agradável sensação de relaxamento, enquanto ritmos muito marcados ou dissonantes causam excitação; solos de violino, por exemplo, podem eliminar dores de cabeça e enxaqueca.
Os sons podem acalmar ou gerar desespero. Podem causar sonolência ou despertar paixões. Ou ainda nos deixar tensos ou extasiados. Enfim, são capazes de detonar uma cascata de reações que alteram o estado geral do organismo. É o caso do som incômodo de uma sirene, que nos põe em alerta e faz com que o corpo libere adrenalina para se proteger de um provável ameaça. As canções são eficazes para colocar à tona sentimentos e impressões que evitamos trazer à consciência, que ficam bloqueados, porém interferem sem dúvida em nosso estado de espírito – são os sentimentos contidos.
A terapia através da música se baseia justamente nesse princípio: os sons produzem efeitos biológicos que podem tratar doenças, sejam elas físicas ou mentais. Instrumentos, cantos e ruídos são recursos que têm sido usados com deficientes físicos, estudantes com dificuldades de aprendizado, fala ou audição e usuários de drogas. Há alguns momentos em que as palavras não podem ser pronunciadas ou nem se consegue mais pronunciá-las, então as canções falam a respeito dos sentimentos e experiências para os pacientes. Isso ajuda a processar perdas e aflições reprimidas.

2 comentários:

  1. Realmente!.. Stalin pedia para não tocarem música, pois elas faziam ele deixar de odiar os seu inimigos. Tem música que enche até pneu de avião, porém a maioria delas são extraordinárias. Encanto-me com música erudita. Há pouco estive na casa de um amigo meu que me fez ouvir parte de uma apresentação de música barroca inglesa cantada por um baixo tenor que é maravilhosa - apenas com oito instrumentos. Gosto demais de poesia e vejo na música, sempre, como um poema narrativo que poderia ser encenado. Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, música é tudo de bom. Dizem que Stalin dizia para não porem músicas pois elas faziam com que ele deixasse de odiar os seus inimigos. Há músicas que enchem até pneu de avião, mas a maioria deles são divinais. Gosto da erudita e há pouco estive em casa de amigo meu que me fez ouvir trecho de um música barroca inglesa só com oito instrumentos e catada por um baixo tenor que é maravilhosa. Para mim, música é, sempre, um poema narrativo para ser encenado. Parabéns! Abraços. Laerte.

    ResponderExcluir