terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A HISTÓRIA DO SAMBA...POR WALTER JORGE...

O DIA NACIONAL DO SAMBA
Nesta segunda-feira, 2 de dezembro, comemora-se em todo o Brasil, O Dia Nacional do Samba. O Estado da Bahia foi o primeiro a festejar a data para prestar homenagem ao compositor mineiro Ary Barroso, autor dos sambas Na Baixa do SapateiroAquarela do Brasil e outras preciosidades musicais do gênero conhecido como samba exaltação.
O samba – dança popular brasileira cantada e música de compasso binário tem suas ligações com os ritmos batucados, acompanhados por palmas dos bailes folclóricos denominados sambas.
Embora tenha nascido na Bahia no século XIX e a sua origem seja marcada pelos batuques africanos, foi no Rio de Janeiro, apesar das perseguições que lhe foram impostas, que o samba conseguiu espaços apropriados para evoluir, fato que fez com que vários compositores baianos passassem a residir na Cidade Maravilhosa.
No início do século XX, o samba foi conseguindo seus espaços e ao mesmo tempo ganhando estilos diferentes, segundo os autores e intérpretes que foram surgindo.
O SAMBA DE BREQUE tem ritmo sincopado e é cantado com paradas súbitas para que o sambista conte uma piadinha ou faça um comentário engraçado.
O SAMBA-CANÇÃO surgiu na década de 1920, com a composição Iaiá (Ai, Ioiô), de Henrique Vogeler, Marques Porto e Luis Peixoto. Tem andamento lento e sua melodia marcada quase sempre pelo romantismo.
SAMBA CARNAVALESCO – Nome dado aos sambas feitos para serem dançados e cantados nos festejos carnavalescos.
SAMBA-CHORO – sua melodia é feita tendo como base o fraseado do choro.
SAMBA-ENREDO – Modalidade feita por compositores ligados às escolas de samba. Seu aparecimento se deu no início da década de 1930 e é cantado durante os desfiles carnavalescos. A composição de Felisberto Martins e Henrique Mesquita – Natureza Bela -, gravada por Gilberto Alves em 1940 pela Odeon, figura como o primeiro samba do gênero.
SAMBA-EXALTAÇÃO – tem melodia longa e sua letra aborda temas patrióticos. Seus intérpretes são acompanhados por orquestras e os arranjos complexos.
Segundo alguns sambistas, Getúlio Vargas teve grande influência na divulgação do samba exaltação, ao sugerir aos compositores que fizessem músicas explorando a beleza e as riquezas do país a fim de despertar o interesse dos turistas estrangeiros.
SAMBA DE GAFIEIRA – de característica instrumental e ritmo sincopado.
SAMBA DE MORRO – criado por frequentadores dos morros do Rio de Janeiro, sua interpretação exige a presença de pandeiro, cuíca, surdo e tamborim.
SAMBA DE PARTIDO ALTO – mistura a dança de batuque com os improvisos dos sambistas conhecedores dos segredos do samba.
Nota-se que o samba tem evoluído e adquirido denominações que variam de acordo com a sua época, existindo ainda outras tantas modalidades menos conhecidas.
Pelo Telefone é o título do primeiro samba gravado. Constam como seus autores os nomes de Donga e Mauro de Almeida. Houve várias reclamações sobre sua autoria.
Segundo Dorival Caymmi, “Quem não gosta de samba/bom sujeito não é”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário